Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1393
Título: Saber educar: que desafios?
Autor: Costa, Juliana Teresa
Orientador: Cortesão, Irene
Serapicos, Ana Maria
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Data: 2014
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, contempladas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, procurando, deste modo, perceber e demonstrar o trabalho desenvolvido, pela aluna estagiária, ao longo da intervenção educativa ao nível das valências acima mencionadas. Durante a profissionalização tentou-se vivenciar experiências idênticas às futuras atividades profissionais. A intervenção educativa nos dois contextos foi ao encontro de alguns princípios nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar, a construção ativa e cooperativa do conhecimento e a diferenciação pedagógica. Este relatório aborda os aspetos que a estagiária desenvolveu como pessoa humana e como profissional ao longo da sua prática pedagógica. Caracterizou as instituições, o grupo de crianças, o contexto em que as instituições estavam inseridas para que as atividades fossem ao encontro das necessidades das crianças/alunos. A par das experiências de estágio foi necessário conhecer os normativos legais, metas curriculares contempladas no ME e vários autores referenciados na educação para se proceder à realização do presente relatório. Abstract This report falls under the curricular units Stage I and Stage II, contemplated in the 2º and 3º semesters of the Master in Preschool Education and Teaching 1º Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti, looking, this perceive and demonstrate the work done by the student intern, along the educational intervention at the level of the aforementioned valences. During the professionalism we tried to experience similar experiences to future professional activities. The educational intervention in both contexts was to meet some particular principles, sustained educational intentionality in actions to observe, plan, intervene and evaluate the cooperative and active construction of knowledge and pedagogical differentiation. This report covers the aspects that the trainee has developed as a human being and as a professional throughout their teaching practice. Characterized the institutions, the group of children, the context in which the institutions were entered for that activities were meeting the needs of children / students. A couple of internship experiences was necessary to know the legal regulations, curriculum goals contemplated in ME and various authors referenced in education to proceed to completion of this report.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1393
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2014_PE1º.JulianaTeresaCosta.pdfDocumento principal1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.