Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396
Título: A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
Autor: Leite, Joana Pinto
Orientador: Silva, Brigite
Gomes, Maria dos Reis
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Data: 2014
Resumo: O relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2014_PE1º.JoanaPintoLeite.pdfDocumento principal16.3 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.