Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407
Título: A metodologia de trabalgho desenvolvido pelo professor generalista
Autor: Soares, Maria João
Orientador: Silva, Brigite
Gomes, Maria dos Reis
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Data: 2014
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar experiências vividas ao longo dos estágios realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, dando especial enfoque ao papel do docente generalista. A elaboração do presente documento escrito tem como finalidade descrever as diversas etapas essências ao desenvolvimento da prática profissional, nomeadamente, o observar, o planificar, o agir e o avaliar. Uma pedagogia que se evidenciou em ambos os estágios foi a Metodologia de Trabalho de Projeto que é promotora de uma participação constante por parte das crianças a todos os níveis. Desta forma verifica-se que a articulação entre a teoria e a prática promoveu um maior desempenho ao longo das experiencias vividas nos dois contextos. Valorizamos ainda uma prática reflexiva e em coletivo que nos ajudou a identificar eventuais falhas e ultrapassar dificuldades.ABSTRACT This report appears on the stage for a masters degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, and its great goal highlights experiences over the stages held in the valences of pre-school education and the first cycle of basic education, giving special focus to the function of the generalist teacher. The preparation of the present document written with the purpose to describe the various steps in the development of professional practice essences, in particular observe, plan, Act and evaluate. A pedagogy that is evidenced in both stages was the methodology of project Work that is a constant participation promoting children at all levels of development. Thus it turns out that the articulation between theory and the practice promoted an increased performance along the experiences lived in the two contexts. We value a reflective practice and in collective that helped us identify any flaws and overcoming adversity.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1407
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2014_PE1º.MJoaoSoares.pdfDocumento principal19.28 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.