Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Júlio
dc.contributor.authorSequeira, Maria João
dc.date.accessioned2014-05-26T10:44:17Z
dc.date.available2014-05-26T10:44:17Z
dc.date.issued2013-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1421
dc.descriptionProjeto de investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Projeto- Problemas Cognitivos Motoresen_US
dc.description.abstractO presente trabalho situa-se na área da Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, e visa compreender em que medida a medicação e as estratégias cognitivo-comportamentais são eficazes na inibição dos comportamentos inadequados de uma criança do 2º. Ciclo com PHDA. Em termos metodológicos, estamos perante um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva. Partindo da análise e interpretação dos dados recolhidos, concluímos que a criança apresenta características específicas da PHDA em vários contextos, e que esses comportamentos inadequados tendem a diminuir com a terapia farmacológica e com estratégias cognitivocomportamentais. Verificamos também, que possivelmente seria benéfico para a criança a substituição do atual fármaco prescrito, ou a redução da respetiva dose Com a realização deste trabalho esperamos ter contribuído para um melhor conhecimento dos comportamentos manifestados pelo sujeito em estudo, percebendo de que forma se realiza a gestão desses comportamentos em contexto sala de aula e em contexto familiar, assim como, o tratamento e as estratégias mais adequadas a aplicar em ambos os contextos. Consideramos, que este estudo poderá ser o ponto de partida para a reavaliação do tratamento e implementação dessas estratégias, abrindo o caminho para futuras investigações neste âmbito.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectHiperatividadeen_US
dc.subjectComportamentoen_US
dc.titleA eficácia da medicação e das estratégias cognitivo-comportamentais numa criança do 2.º Ciclo co PHDAen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_2013_EE.MariaJoaoSequeira.pdfDocumento principal3.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.