Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1421
Title: A eficácia da medicação e das estratégias cognitivo-comportamentais numa criança do 2.º Ciclo co PHDA
Authors: Sequeira, Maria João
Orientador: Sousa, Júlio
Keywords: Educação especial
Hiperatividade
Comportamento
Issue Date: Sep-2013
Abstract: O presente trabalho situa-se na área da Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, e visa compreender em que medida a medicação e as estratégias cognitivo-comportamentais são eficazes na inibição dos comportamentos inadequados de uma criança do 2º. Ciclo com PHDA. Em termos metodológicos, estamos perante um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva. Partindo da análise e interpretação dos dados recolhidos, concluímos que a criança apresenta características específicas da PHDA em vários contextos, e que esses comportamentos inadequados tendem a diminuir com a terapia farmacológica e com estratégias cognitivocomportamentais. Verificamos também, que possivelmente seria benéfico para a criança a substituição do atual fármaco prescrito, ou a redução da respetiva dose Com a realização deste trabalho esperamos ter contribuído para um melhor conhecimento dos comportamentos manifestados pelo sujeito em estudo, percebendo de que forma se realiza a gestão desses comportamentos em contexto sala de aula e em contexto familiar, assim como, o tratamento e as estratégias mais adequadas a aplicar em ambos os contextos. Consideramos, que este estudo poderá ser o ponto de partida para a reavaliação do tratamento e implementação dessas estratégias, abrindo o caminho para futuras investigações neste âmbito.
Description: Projeto de investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Projeto- Problemas Cognitivos Motores
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1421
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_2013_EE.MariaJoaoSequeira.pdfDocumento principal3.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.