Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1458
Title: A transversalidade da Matemática no quotidiano de uma sala de 4 anos
Authors: Ribeiro, Susana
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Educação de Infância - Ensino da matemática
Issue Date: Jun-2014
Abstract: Este documento visa descrever o processo, tanto a nível profissional como pessoal, que decorreu durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar na perspetiva de estudante ao longo do estágio realizado nesta valência. Um dos principais objetivos é adquirir conhecimentos no sentido de construir uma prática reflexiva que será essencial na futura prática enquanto docente. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, onde se pretendia aprofundar a importância da matemática num grupo de crianças de 4 anos. Com fim de aprofundar esta investigação, recorreu-se à entrevista cujo os sujeito de estudo consistia na Educadora Cooperante da sala dos 4 anos e duas crianças. Ao longo de todo o processo foram sendo realizadas pesquisas de modo a analisar pontos de vista de diferentes autores de referência para sustentar a prática vivida. Deste modo, à medida que o trabalho ia sendo realizado foi feita uma revisão da literatura, constantes registos de observação, reflexões e avaliações da prática pedagógica, o que permitiu a adequação da investigação a este grupo e uma maior aprendizagem no que diz respeito a estratégias a utilizar. Desta forma o presente trabalho de investigação, destina-se também a compreender a postura que um educador de infância deve assumir para possibilitar às crianças a aquisição e desenvolvimento de competências ao nível da matemática. Assim, utilizou-se numa metodologia ativa onde se privilegiou a vivência dos projetos lúdios e as atividades realizadas no quotidiano da criança.This document aims to describe the process both professionally and personally held during the Masters in Preschool Education in prospective student throughout the internship. A major objective is to acquire knowledge in order to build a reflective practice that will be essential in future practice as a teacher To this end, a qualitative study was conducted in a Private Institution of Social Solidarity, which was intended to deepen the importance of mathematics in a group of 4 year olds. In order to deepen this research, we resorted to the interview which study subjects were the Educator of the room four years and two children. Throughout the proceedings were being conducted research in order to analyze the views of different authors reference to sustain the lived practice. Thus, a literature review, was taken as the work was being done, contained records of observations, reflections and evaluations of pedagogical practice, which allowed the adequacy of this group and higher learning with regard to strategies to use. Thus the present research work is also intended to understand the stance that an early childhood educator must take to enable children to acquire and develop skills to logical-mathematical level. The results suggest that children acquire and develop these skills more easily when in their everyday lives are confronted with conflicts and different situations in which mathematics is involved.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1458
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-PE-2014SusanaRibeiro.pdfDocumento principal4.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.