Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475
Title: O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Paixão, Joana
Orientador: Silva, Brigite
Cortesão, Irene
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Docente generalista
Issue Date: Sep-2014
Abstract: Serve o presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores, especialidade em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, para dar conta ao processo de formação, profissionalizante realizado em dois períodos de estágio, em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Sustentando toda a intervenção de uma profissional de dupla habilitação, de quem é esperada articulação entre ambas as valências, são apresentados os pressupostos teóricos, que suportam a prática vivida, assim como o tipo de estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva, exploratória de que surgiu a intervenção docente pensada, refletida, com intencionalidade, dando lugares a experiências de aprendizagens que fossem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Acreditando que a relação educativa, não pode ser desenvolvida, dissociada da vida do docente e do discente, já que são seres providos de sentimentos e emoções que interferem, ineviavelmente, nas suas atitudes, a intervenção educativa em ambos os contextos pautou-se pelo cultivo da afetividade enquanto promotora de um clima de ensino e aprendizagem puro e profícuo.
Description: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE-1º.JoanaPaixao.pdfDocumento principal604.44 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.