Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1490
Title: Experiências formativas inovadoras na formação inicial de professores – a dramatização como estratégia indutora de práticas de planificação e de reflexão em Matemática
Authors: Nogueira, Isabel Cláudia
Keywords: Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino da matemática
Issue Date: 2014
Citation: Nogueira, Isabel Cláudia (2014). Experiências formativas inovadoras na formação inicial de professores – a dramatização como estratégia indutora de práticas de planificação e de reflexão em Matemática in Alarcón, M. Actas Artículos Completos VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía. Actas VI Congreso Iberoamericano De Pedagogía, 1(2), (292-298). http://ediciones.ucsh.cl/ojs/index.php?journal=congresodepedagogia&page=article&op=view&path%5B%5D=369.
Abstract: Na formação inicial, parece-nos indispensável proporcionar aos futuros professores ambientes de aprendizagem que tanto lhes permitam vivenciar experiências e estratégias de formação tão diversificadas quanto possível. A experiência formativa que descreveremos foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico: a partir de uma ida a uma peça de teatro sobre Matemática, as estudantes elaboraram reflexões individuais onde emergem as aprendizagens fruto experienciação e construíram propostas de intervenção pedagógica para essa área curricular. A análise dos trabalhos produzidos evidencia uma descrição adequada da atividade dramática a que assistiram – com a identificação de temas, conceitos e procedimentos matemáticos aí expostos –, revela propostas de intervenção pedagógica ajustadas aos conteúdos matemáticos previstos para os ciclos de escolaridade alvo e reflete uma análise das implicações subjacentes à integração de atividades desta natureza nas práticas pedagógicas em contextos de educação básica; assim, a elaboração de propostas de intervenção escolares a partir de espaços, tempos ou atividades tipicamente não escolares e a reflexão que implicam, apresentam-se não apenas como (mais) um desafio às práticas de planificação tradicionais mas essencialmente como forma de desenvolvimento profissional docente.
Description: Actas VI Congreso Iberoamericano De Pedagogía(pp.292-298. Disponível em http://ediciones.ucsh.cl/ojs/index.php?journal=congresodepedagogia&page=article&op=view&path%5B%5D=369.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1490
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
369-1220-1-PB.pdfActas VI Congreso Iberoamericano De Pedagogía7.93 MBAdobe PDFView/Open
null49.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.