Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1490
Title: | Experiências formativas inovadoras na formação inicial de professores – a dramatização como estratégia indutora de práticas de planificação e de reflexão em Matemática |
Authors: | Nogueira, Isabel Cláudia |
Keywords: | Formação inicial de professores Prática de ensino supervisionada Ensino da matemática |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Nogueira, Isabel Cláudia (2014). Experiências formativas inovadoras na formação inicial de professores – a dramatização como estratégia indutora de práticas de planificação e de reflexão em Matemática in Alarcón, M. Actas Artículos Completos VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía. Actas VI Congreso Iberoamericano De Pedagogía, 1(2), (292-298). http://ediciones.ucsh.cl/ojs/index.php?journal=congresodepedagogia&page=article&op=view&path%5B%5D=369. |
Abstract: | Na formação inicial, parece-nos indispensável proporcionar aos futuros professores ambientes de aprendizagem que tanto lhes permitam vivenciar experiências e estratégias de formação tão diversificadas quanto possível. A experiência formativa que descreveremos foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico: a partir de uma ida a uma peça de teatro sobre Matemática, as estudantes elaboraram reflexões individuais onde emergem as aprendizagens fruto experienciação e construíram propostas de intervenção pedagógica para essa área curricular. A análise dos trabalhos produzidos evidencia uma descrição adequada da atividade dramática a que assistiram – com a identificação de temas, conceitos e procedimentos matemáticos aí expostos –, revela propostas de intervenção pedagógica ajustadas aos conteúdos matemáticos previstos para os ciclos de escolaridade alvo e reflete uma análise das implicações subjacentes à integração de atividades desta natureza nas práticas pedagógicas em contextos de educação básica; assim, a elaboração de propostas de intervenção escolares a partir de espaços, tempos ou atividades tipicamente não escolares e a reflexão que implicam, apresentam-se não apenas como (mais) um desafio às práticas de planificação tradicionais mas essencialmente como forma de desenvolvimento profissional docente. |
Description: | Actas VI Congreso Iberoamericano De Pedagogía(pp.292-298. Disponível em http://ediciones.ucsh.cl/ojs/index.php?journal=congresodepedagogia&page=article&op=view&path%5B%5D=369. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1490 |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
369-1220-1-PB.pdf | Actas VI Congreso Iberoamericano De Pedagogía | 7.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
401-1337-1-PB (1).pdf | Artigo | 49.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.