Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1496
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dc.contributor.advisorFernandes, Ana Márcia
dc.contributor.authorVieira, Sara Isabel
dc.date.accessioned2014-12-09T10:25:54Z
dc.date.available2014-12-09T10:25:54Z
dc.date.issued2014-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1496
dc.descriptionProjeto de investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Projetoen_US
dc.description.abstractO atendimento educativo aos alunos sobredotados tem originado diversas pesquisas e reflexões conducentes a uma maior consciencialização das especificidades destes alunos e, consequentemente, a uma atuação mais coerente dos professores e agentes educativos. Contudo, a multidimensionalidade da sobredotação e a falta de consenso em relação à sua definição têm criado obstáculos à identificação e, consequentemente, a uma melhor intervenção educativa. Bem sabemos que é função dos docentes promover práticas educativas que visem a igualdade de oportunidades, recorrendo a estratégias adequadas às necessidades de cada aluno. Mas será que na realidade é isto que se sucede? A perceção das crianças e jovens sobredotados acerca das práticas pedagógicas dos professores constitui o núcleo de estudo do projeto e, considerando o professor, o agente pedagógico que mais diretamente influencia o atendimento educativo a estes alunos, definimos como objetivo central conhecer as opiniões dos alunos sobredotados em relação ao trabalho desenvolvido pelos seus professores para uma correta intervenção educativa. Na componente teórica deste projeto, abordamos o conceito de sobredotação e os modelos explicativos. Entramos no mundo da criança sobredotada, conhecendo um pouco mais sobre as suas características e principais problemas, bem como a sua ligação com a escola. Paralelamente, destacamos as principais medidas educativas adotadas com os alunos sobredotados, sem esquecer a legislação específica para os mesmos. O papel do professor mereceu igualmente destaque neste estudo, não fosse o professor, o detentor do poder de promover um atendimento educativo capaz de desenvolver o potencial dos alunos sobredotados. Na componente empírica, recorremos à entrevista como instrumento de investigação. Para tal, escutámos a opinião das crianças/jovens sobredotados, participantes do Programa de Enriquecimento «Sábados Diferentes» da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A análise dos dados obtidos revela, apesar de não ser geral, uma apreciação positiva, no que diz respeito à prática pedagógica dos seus professores. Finalizamos, alertando os agentes educativos para a necessidade destas crianças e jovens serem valorizados e integrados numa sociedade que pretendemos que seja cada vez mais inclusiva.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectSobredotaçãoen_US
dc.titleA visão da criança sobredotada sobre as práticas pedagógicas dos professoresen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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