Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1496
Título: A visão da criança sobredotada sobre as práticas pedagógicas dos professores
Autor: Vieira, Sara Isabel
Orientador: Fernandes, Ana Márcia
Palavras-chave: Educação especial
Sobredotação
Data: Set-2014
Resumo: O atendimento educativo aos alunos sobredotados tem originado diversas pesquisas e reflexões conducentes a uma maior consciencialização das especificidades destes alunos e, consequentemente, a uma atuação mais coerente dos professores e agentes educativos. Contudo, a multidimensionalidade da sobredotação e a falta de consenso em relação à sua definição têm criado obstáculos à identificação e, consequentemente, a uma melhor intervenção educativa. Bem sabemos que é função dos docentes promover práticas educativas que visem a igualdade de oportunidades, recorrendo a estratégias adequadas às necessidades de cada aluno. Mas será que na realidade é isto que se sucede? A perceção das crianças e jovens sobredotados acerca das práticas pedagógicas dos professores constitui o núcleo de estudo do projeto e, considerando o professor, o agente pedagógico que mais diretamente influencia o atendimento educativo a estes alunos, definimos como objetivo central conhecer as opiniões dos alunos sobredotados em relação ao trabalho desenvolvido pelos seus professores para uma correta intervenção educativa. Na componente teórica deste projeto, abordamos o conceito de sobredotação e os modelos explicativos. Entramos no mundo da criança sobredotada, conhecendo um pouco mais sobre as suas características e principais problemas, bem como a sua ligação com a escola. Paralelamente, destacamos as principais medidas educativas adotadas com os alunos sobredotados, sem esquecer a legislação específica para os mesmos. O papel do professor mereceu igualmente destaque neste estudo, não fosse o professor, o detentor do poder de promover um atendimento educativo capaz de desenvolver o potencial dos alunos sobredotados. Na componente empírica, recorremos à entrevista como instrumento de investigação. Para tal, escutámos a opinião das crianças/jovens sobredotados, participantes do Programa de Enriquecimento «Sábados Diferentes» da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A análise dos dados obtidos revela, apesar de não ser geral, uma apreciação positiva, no que diz respeito à prática pedagógica dos seus professores. Finalizamos, alertando os agentes educativos para a necessidade destas crianças e jovens serem valorizados e integrados numa sociedade que pretendemos que seja cada vez mais inclusiva.
Descrição: Projeto de investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Projeto
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1496
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

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