Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091
Title: Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
Authors: Silva, Sofia
Orientador: Gomes, Ana Paula
Keywords: Docente generalista
Literatura Infanto Juvenil
Prática pedagógica
Issue Date: 28-Mar-2015
Abstract: Numa primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Word e anexos num único documento.pdf13.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.