Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2099
Título: | Partindo do lúdico para a promoção de aprendizagens significativas |
Autor: | Ferreira, Célia |
Orientador: | Gomes, Ana |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Intervenção Ludicidade |
Data: | Fev-2015 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado com o objetivo de demonstrar a prática
pedagógica vivenciada nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do
Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino
Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Com a sua elaboração foi possível olhar mais profundamente e criticamente
para ambos os contextos, possibilitando a compreensão do modo como se
desenvolvem. Construindo-se consequentemente uma base de conhecimentos
assente na confrontação da prática com a teoria e servindo de alicerce à futura prática
docente.
A intervenção educativa foi baseada nos parâmetros que devem ser seguidos
pelo educador e professor, e que se encontram descritos neste relatório, a
observação, a planificação, a intervenção e a avaliação, visando uma adequação ao
grupo/turma tendo em conta as suas necessidades e de acordo com os métodos
adequados a cada situação.
Em ambos os estágios foi privilegiada uma prespetiva educacional que
valorizou a cooperação, a motivação pelo lúdico e a aprendizagem pela ação, base do
construtivismo, na qual as crianças aprendem e descobrem por elas próprias e sendo
o educador/professor um mediador, facilitador das aprendizagens.
O presente relatório foi elaborado tendo em conta uma constante confrontação
entre a prática e a teoria. Esta confrontação foi sempre tida em consideração no
decorrer dos estágios, assim, ao longo do documento serão abordados temas
considerados pertinentes para a construção de um profissional da educação. This report was prepared in order to demonstrate the pedagogical practice experienced in valences of pre-school education and the 1st cycle of basic education within the Master in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic School of Education of Paula Frassinetti. With its preparation was possible to look more deeply and critically to both contexts, enabling the understanding of how they develop. Building is therefore a base of knowledge based on practical confrontation with the theory and serving as a foundation for future teaching practice. The educational intervention was based on the parameters that must be followed by the educator and teacher, and are described in this report, observation, planning, intervention and evaluation, aimed at adaptation to the group / class taking into account their needs and according to the methods appropriate to each situation. In both stages was privileged educational prespetiva that valued the cooperation, motivation for fun and action learning, based constructivism, in which children learn and discover for themselves and being the educator / teacher a mediator, facilitator of learning . This report was developed taking into account a constant confrontation between practice and theory. This confrontation was always taken into consideration during the stages, so, throughout the document will discuss topics that are relevant to the construction of a professional education. |
Descrição: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2099 |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TM_2015_PE1ºCeliaFerreira.pdf | 7.29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.