Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2109
Title: | A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino |
Authors: | Ribeiro, Anita |
Orientador: | Gomes, Ana Silva, Brigite |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista |
Issue Date: | Feb-2015 |
Abstract: | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado na área de
Formação de Professores – Especialização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico. Ao longo de todo este documento, dar-se-á a conhecer o
decorrer da prática profissional em ambas as valências. No entanto, para a
fundamentação da prática profissional, recorreu-se a material científico de diversos
autores e aos seus enfoques pedagógicos que salientam a importância das diversas
Metodologias e Métodos adequados à promoção do desenvolvimento das crianças e
das aprendizagens estruturantes e significativas nos primeiros anos de escolarização.
Para a concretização deste estudo, recorreram-se a diversos instrumentos de
recolha de dados para compreender quais os interesses e necessidades de cada
criança/aluno, que foram preponderantes no processo de ensino-aprendizagem.
Contudo, pretendeu-se evidenciar que em ambos os contextos educativos, a
observação, a planificação, a intervenção e a avaliação foram etapas imprescindíveis,
nas quais nos apoiamos para desenvolver a nossa intervenção educativa ao longo dos
estágios. This report was developed under the Master in Teacher Education Area - Specialization in Pre-School Education and Training of the 1st Cycle of Basic Education. Throughout this document, will be given to know the course of professional practice in both valences. However, for reasons of professional practice, we used the scientific material from several authors and their pedagogical approaches that emphasize the importance of the several methodologies and methods appropriate to promote the development of children and structuring and meaningful learning in the early years of schooling. To implement this study, we resorted to a number of data collection tools to understand what were the interests and needs of each child / student, which were prevalent in the teaching-learning process. However, the intention was to show that in both educational contexts, observation, planning, intervention and evaluation were essential steps in which we rely to develop our educational intervention over the stages. |
Description: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2109 |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TM_2015_PE1ºAnitaRibeiro.pdf | 16.46 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.