Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2112
Title: Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica
Authors: Correia, Francisca
Orientador: Silva, Brigite
Martins, Marta
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Issue Date: Feb-2015
Abstract: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente documento. Assim sendo, o presente trabalho reflete o culminar das experiências de estágio no contexto de Educação Pré-Escolar e no contexto do 1º ciclo do Ensino Básico e nele se encontram evidentes todas as especificidades destas valências. As intervenções educativas nestes contextos foram orientadas segundo alguns princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, agir e avaliar. Estes processos são refletidos e descritos no presente relatório evidenciando assim todo o percurso da estagiária durante os estágios realizados. Para a elaboração do presente documento foi fulcral a consulta e utilização de suporte teórico, como também de técnicas e instrumentos de recolha de dados. Conclui-se assim, que ao longo do relatório são evidenciadas as estratégias de ensino e as estratégias de motivação dos alunos. O papel do educador e do professor, a importância de um profissional reflexivo, a aprendizagem cooperativa, bem como a importância da participação ativa das crianças e alunos em todas as intervenções realizadas pela estagiária, merecem relevo e são distinguidos ao longo de todo o relatório. Por fim, são apresentadas as considerações finais, destacando a reflexão e análise dos estágios pedagógicos.
Under the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, was held this document. Therefore, this study reflects the culmination of training experiences in the context of pre-school education and in the context of the 1st cycle of basic education and it are evident all the specificities of these valences. Educational interventions in these contexts were guided by some basic principles in the teaching-learning process in particular sustained educational intention in the actions to observe, plan, act and evaluate. These processes are reflected and described in this report evidencing the duration of the trainee performed during the stages. For the preparation of this document was central reference and use of theoretical support, as well as techniques and data collection instruments. It follows therefore, that throughout the report teaching strategies and student motivation strategies are evidenced. The role of the teacher and the teacher, the importance of a reflective practitioner, cooperative learning, and the importance of active participation of children and students in all interventions performed by trainee deserve relief and are distinguished throughout the report. Finally, we present the concluding remarks, highlighting the reflection and analysis of teaching practice.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de mestre em Educação
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2112
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_PE1ºFranciscaCorreia.pdf13.31 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.