Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.advisorMartins, Marta-
dc.contributor.authorSilva, Ana Rita-
dc.date.accessioned2015-04-07T14:25:13Z-
dc.date.available2015-04-07T14:25:13Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2113-
dc.descriptionRelatório de Estágio em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractA Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico apresentam-se como as primeiras etapas da Educação Básica e, como tal, devem promover nas crianças que nelas ingressam, a aquisição de competências que permitam e promovam o seu desenvolvimento a nível dos domínios cognitivo, psicomotor e sócio afetivo. Neste sentido, o presente relatório é apresentado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e visa retratar, refletir e analisar criticamente as experiências vividas em dois estágios profissionalizantes: o primeiro com um grupo de crianças com cinco anos e o segundo com uma turma do 2º ano. Este trabalho inicia-se com uma nota introdutória, onde são apresentados os objetivos a atingir, seguindo-se um confronto teórico e uma análise e comparação de ambos os contextos, passando de seguida para uma descrição da intervenção educativa, terminando com uma reflexão acerca da profissionalização. Como consequência de um processo reflexivo e investigativo, percebeu-se que, apesar de algumas distinções, as duas valências em estudo assemelham-se em muitos aspetos, nomeadamente ao facto do educador e professor trabalharem no mesmo sentido: organizar o seu trabalho em consonância com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança individualmente, promovendo aprendizagens ativas e significativas que possibilitem o seu desenvolvimento futuro enquanto adultos competentes e habilitados. Em suma, desta reflexão resultou o pressuposto de que, enquanto futuros profissionais generalistas, a transição entre as duas fases de aprendizagem será realizada de uma forma mais harmoniosa, mais articulada e mais estável e, consequentemente, mais positiva e eficaz para os protagonistas da educação: as crianças.por
dc.description.abstractPre-school Education, Primary and Middle School are the first stages of basic education and, as such, must ensure that children acquire skills that enable and foster their cognitive, psychomotor, social and emotional development. This report, carried out as part of the Master Degree in Pre-school Education, Primary and Middle School, aims to describe, reflect and debate on the experiences lived in two vocational internships: the first one with a group of 5-year-old children, and the second one with a Year 2 Class of primary school (aged 7). This work starts with an introductory note on the pursued objectives, followed by a theoretical discussion, analysis and comparison of both contexts. It proceeds with a description of the educational intervention and ends with a reflection on professionalization. As a result of a reflexive and investigative process it was possible to realize that, despite some differences, the two educational areas under study are quite similar in many ways, in particular the fact that educators and teachers work towards the same aim: organizing their work in line with the group and each child individually, capacities, needs, constraints and interests fostering active and meaningful learning which enable their future development as competent and skilled adults. From this reflection emerged the idea that with future general professionals the transition between the two learning stages will be smoother, more articulated and stable, and therefore more positive and effective for the key players in the educational process: children.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectDocente generalistapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO lúdico no processo de ensino-aprendizagempor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201421577-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_PE1ºAnaRitaSilva.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.