Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2115
Title: Pedagogia diferenciada. Porquê e para quê?
Authors: Oliveira, Diana
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Diferenciação pedagógica
Profissional reflexivo
Issue Date: Feb-2015
Abstract: O presente relatório de estágio profissionalizante demonstra a importância do papel do educador e do professor do 1ºciclo do ensino básico, assim como, as estratégias e metodologias utilizadas pelo mesmo visando um desenvolvimento de todos os domínios e áreas do saber ao nível da intervenção, em ambos os contextos. A diferenciação pedagógica é uma intencionalidade educativa fundamental nas duas referidas intervenções profissionalizantes, sendo que, tem a intenção de proporcionar a educação a todos e a qualquer discente. Assim, os docentes devem utilizar estratégias ao nível da investigação para encontrar repostas e linhas orientadoras de ação para poder proporcionar o desenvolvimento educacional que os discentes necessitam. Para tal, o educador/professor deve munir-se de vários instrumentos que auxiliem a investigação de forma a conhecer cada criança/aluno e poder refletir acerca da sua prática. O educador e o professor, para além de necessitarem de ter uma postura reflexiva aquando da sua prática profissional também devem manter um bom relacionamento com os seus discentes de forma a criar ambientes harmoniosos de aprendizagem onde as crianças e alunos possam sempre colocar questões sem receio de um potencial julgamento negativo por parte do docente
The current professional internship report shows the importance of the educator’s and first grade teacher roles, and their strategies and methodologies used towards the development of all the domains and areas of knowledge in both situations. Pedagogical differentiation is an educational intentionality fundamental to both vocational involvements, being their main purpose to provide education to all students. Therefore, all educators should strategize and investigate, seeking answers and action guidelines in order to provide the educational development that the students need. For that, the educator/teacher must get to know each child/student individually, and plan an appropriate practice. The educator and teacher, not only needs a reflective approach during their practice, but also needs to keep a good relationship with his students in order to create a calm learning environment, where students can question things without fear of being judged by the teacher.
Description: Relatório de Estágio em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2115
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_PE1ºDianaOliveira.pdf8.43 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.