Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2118
Título: A importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos
Autor: Freitas, Ana Filipa
Orientador: Gomes, Ana
Neves, Ivone
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho cooperativo
Interação
Data: Fev-2015
Resumo: Este relatório é realizado no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores - Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. E pretende apresentar todo o processo evolutivo ao longo deste processo. O relatório abrange o estágio que aconteceu em Educação Pré-escolar (EPE) e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende demonstrar a prática profissionalizante desenvolvida no ano letivo 2013/2014 e 2014/2015. O estágio em EPE foi realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) localizada na cidade do Porto. Decorreu numa sala de cinco anos. O estágio em 1ºCEB decorreu numa Instituição pública localizada na cidade do Porto. Durante estes estágios pretendeu-se desenvolver as competências socio-afetivas, a autonomia, a interajuda, a partilha e a cooperação entre os elementos do grupo. Demos preferência à transmissão de valores para as crianças, algo importante para o relacionamento das crianças e alunos. Este relatório tem como tema “A importância da partilha e da cooperação entre crianças/alunos”. Concomitantemente a toda a prática profissionalizante foi ainda realizado um estudo sobre a importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos. Foi realizada uma entrevista à educadora cooperante e analisados instrumentos de observação, aplicados ao longo do estágio que nos permitiram observar a mudança de atitudes das crianças e dos alunos. Ao longo do relatório é apresentada a teoria que sustenta a prática vivida, a caraterização das instituições onde decorreram os estágios e também a reflexão acerca da nossa intervenção. Este relatório integra também, as considerações finais nas quais se refere os medos e expectativas iniciais, e são apresentadas reflexões sobre o fim de estágio. São ainda apresentadas as dificuldades encontradas nos dois contextos de intervenção, e os ganhos e as conquistas a nível pessoal e profissional ao longo de toda a prática profissionalizante.
The present paper was realized for the Masters of Preschool and Primary Education and its propose is to present the evolution process during this stage. The report covers the internships on Preschool and Primary Education and describes the practice developed on 2013/2014 and 2014/2015. The Preschool internship was realized on a Private Social Solidarity Institution at Oporto on a five-years-old room. The Primary internship was realized on a public school at Oporto as well. During these internships the intention was to develop the socio-affective skills, autonomy, mutual aid, sharing and cooperation among group members. We preferred the transmission of values to children, something important for the relationship of children and students. This paper has the title "The importance of sharing and cooperation among children/students." At the same time the entire professional practice, it was done a study on the importance of sharing and cooperation among children/students. The intern did an interview to the educator responsible for the children, which was analysed, and studied the observation tools applied along the internship that allowed us to observe the changing attitudes of children and students. Throughout the report we present the theory behind the lived practice, the characterization of the institutions where the internships took place and also the reflection about our intervention. This paper also contains the final considerations, which stated the fears and initial expectations, and reflections about the end of the internship. They are also presented the difficulties encountered in the intervention contexts, the gains and the personal and professional achievements throughout the internships.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2118
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2015_PE1ºAnaFreitas.pdf3.49 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.