Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2118
Title: | A importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos |
Authors: | Freitas, Ana Filipa |
Orientador: | Gomes, Ana Neves, Ivone |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Trabalho cooperativo Interação |
Issue Date: | Feb-2015 |
Abstract: | Este relatório é realizado no âmbito do Mestrado na Área de Formação de
Professores - Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino
Básico. E pretende apresentar todo o processo evolutivo ao longo deste processo. O
relatório abrange o estágio que aconteceu em Educação Pré-escolar (EPE) e 1º Ciclo
do Ensino Básico (CEB) e pretende demonstrar a prática profissionalizante
desenvolvida no ano letivo 2013/2014 e 2014/2015.
O estágio em EPE foi realizado numa Instituição Particular de Solidariedade
Social (IPSS) localizada na cidade do Porto. Decorreu numa sala de cinco anos. O
estágio em 1ºCEB decorreu numa Instituição pública localizada na cidade do Porto.
Durante estes estágios pretendeu-se desenvolver as competências socio-afetivas, a
autonomia, a interajuda, a partilha e a cooperação entre os elementos do grupo.
Demos preferência à transmissão de valores para as crianças, algo importante para o
relacionamento das crianças e alunos. Este relatório tem como tema “A importância da
partilha e da cooperação entre crianças/alunos”.
Concomitantemente a toda a prática profissionalizante foi ainda realizado um
estudo sobre a importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos. Foi
realizada uma entrevista à educadora cooperante e analisados instrumentos de
observação, aplicados ao longo do estágio que nos permitiram observar a mudança de
atitudes das crianças e dos alunos.
Ao longo do relatório é apresentada a teoria que sustenta a prática vivida, a
caraterização das instituições onde decorreram os estágios e também a reflexão
acerca da nossa intervenção.
Este relatório integra também, as considerações finais nas quais se refere os
medos e expectativas iniciais, e são apresentadas reflexões sobre o fim de estágio.
São ainda apresentadas as dificuldades encontradas nos dois contextos de
intervenção, e os ganhos e as conquistas a nível pessoal e profissional ao longo de
toda a prática profissionalizante. The present paper was realized for the Masters of Preschool and Primary Education and its propose is to present the evolution process during this stage. The report covers the internships on Preschool and Primary Education and describes the practice developed on 2013/2014 and 2014/2015. The Preschool internship was realized on a Private Social Solidarity Institution at Oporto on a five-years-old room. The Primary internship was realized on a public school at Oporto as well. During these internships the intention was to develop the socio-affective skills, autonomy, mutual aid, sharing and cooperation among group members. We preferred the transmission of values to children, something important for the relationship of children and students. This paper has the title "The importance of sharing and cooperation among children/students." At the same time the entire professional practice, it was done a study on the importance of sharing and cooperation among children/students. The intern did an interview to the educator responsible for the children, which was analysed, and studied the observation tools applied along the internship that allowed us to observe the changing attitudes of children and students. Throughout the report we present the theory behind the lived practice, the characterization of the institutions where the internships took place and also the reflection about our intervention. This paper also contains the final considerations, which stated the fears and initial expectations, and reflections about the end of the internship. They are also presented the difficulties encountered in the intervention contexts, the gains and the personal and professional achievements throughout the internships. |
Description: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2118 |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TM_2015_PE1ºAnaFreitas.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.