Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2122
Title: A viagem. As diferentes vivências nas duas valências: educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Authors: Carvalho, Susana
Orientador: Cortesão, Irene
Martins, Marta
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Diferenciação pedagógica
Issue Date: Feb-2015
Abstract: O presente relatório pretende referir e analisar criticamente a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico do 1º Ciclo, níveis de Educação para os quais o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico habilita. Este documento visa retratar e refletir as experiências vividas em dois estágios profissionalizantes. O estágio em ambas as valências foi realizado na mesma instituição, tendo contacto com um grupo de 4 anos no primeiro estágio, e, no segundo, com uma turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. No que reporta à Educação Pré- Escolar, é exposto o projeto implementado durante a intervenção educativa, referente aos animais, fundamentando sempre as opções metodológicas. Na parte do 1º Ciclo do Ensino Básico, são referidos todos os instrumentos utilizados de forma a motivar os alunos para a sua própria aprendizagem e vários exemplos práticos das atividades desenvolvidas durante a intervenção educativa. Ao longo do relatório também se refere à importância do envolvimento parental e da comunidade e da diferenciação pedagógica. Como consequência da constante reflexão e investigação, foi possível perceber que apesar de haver diferenças entre as duas valências estas assemelham-se em alguns aspetos, como por exemplo no facto do educador e o professor terem de organizar o seu trabalho de acordo com as capacidades de cada grupo ou criança, promovendo aprendizagens ativas e significativas.
This report aims to explain all the pedagogical practice developed in the context of preschool and basic education, levels for which the master's degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education enables to work. This document aims to depict and reflect on the experiences in two professional stages. The stage in both valences happened in the same institution, with a 4 years group in the first stage, and in the second with a fourth grade class. As relates to the Pre-school Education is exposed the project implemented during the educational intervention, referring to animals, always basing the methodological options. In the 1st cycle of basic education, are referred to all the instruments used in order to motivate the students for their own learning and various practical examples of the activities developed during the educational intervention. Throughout the report also notes the importance of parental involvement and community and diversified teaching. As a consequence of the constant reflection and research, it was possible to notice that although there are differences between the two contexts, these resemble in some respects such as the fact that both educator and teacher have to organize the work in accordance with the capabilities of each group or child, promoting active and meaningful learning.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2122
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_PE1ºSusanaCarvalho.pdf592.02 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.