Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123
Título: A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
Autor: Gomes, Daniela
Orientador: Cortesão, Irene
Martins, Marta
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Motivação
Aprendizagem ativa
Diferenciação pedagógica
Data: Fev-2015
Resumo: O presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”.
This report perspectives the academic journey of a graduate student in the context of pre-school education and First Cycle of basic education, based on a reflective approach of the educational process. Through the constructivist paradigm and stressing the importance of motivation for an harmonious development at all levels, this report expresses an action focused on the needs of the group and the uniqueness of each child, mobilizing the concept of pedagogical differentiation. For this to happen, it is essential that the educator/ teacher closely observes and questions the collected data, formulating hypotheses and answers to the problems raised. In short, this document is the "mirror" of two semesters of experience and learning, which became the basis for a professional future for an early childhood education professional, emphasizing concepts as learning by action and discovery, "captivating people and collecting learning".
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2015_PE1ºDanielaGomes.pdf7.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.