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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Maria Olga | - |
dc.contributor.advisor | Matos, Zélia Maria | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Paula | - |
dc.date | 2004 | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T08:23:09Z | - |
dc.date.available | 2015-04-14T08:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2125 | - |
dc.description | MONTEIRO, Paula - Formação inicial do educador de infância no domínio da expressão motora. Porto : [ed. autor], 2004. 299 p. Dissertação apresentada às provas de Mestrado em Ciências do Desporto - especialidade em desporto para crianças e jovens. Faculdade de Ciências do desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. | por |
dc.description.abstract | O objectivo deste estudo é averiguar a existência ou não de consenso, relativamente a aspectos nucleares dos programas da disciplina de Expressão Motora nos diversos planos de estudo da formação inicial do educador de infância, em todas as Instituições do Ensino Superior públicas e privadas do nosso país. A amostra é composta pelos planos de estudo e programas da disciplina de Expressão Motora de 29 Instituições das 34 existentes. Embora, fosse nossa intenção investigar todo o universo, os programas de cinco instituições não cumpriram os critérios de selecção adoptados para este estudo. A partir de diversas leituras dos dados, estes foram sistematizados em categorias e subcategorias, posteriormente introduzidas no programa NUDIST (Richards e Richards, 1993), e utilizados os procedimentos de análise de conteúdo. Nesta fase de análise procurou-se, em todos os programas a presença ou ausência de determinados temas dos programas. Os resultados obtidos, de uma forma global, indicam que: -Não existe consenso ao nível dos conteúdos programáticos expressos nos diversos programas; Verifica-se a existência de diferentes linhas orientadores, com uma grande valorização do conhecimento teórico em detrimento do conhecimento para a acção; Comprova-se, a presença de programas mais completos do que outros, tendo em conta os conteúdos indispensáveis para a formação inicial do educador; É notória a grande discrepância na terminologia, quer da designação dada à disciplina (embora as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, indiquem expressamente este domínio como sendo o da Expressão Motora), quer dos próprios conteúdos expressos; A carga horária e os ECTS atribuídos à disciplina de Expressão Motora é muito variável ( entre 48 e 210 horas e, entre 4 e 18, respectivamente). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.subject | Expressão motora | por |
dc.title | Formação inicial do educador de infância no domínio da expressão motora | por |
dc.type | masterThesis | por |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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