Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2129
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-30T10:41:02Z | - |
dc.date.available | 2015-04-30T10:41:02Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Nogueira, Isabel Cláudia (2013). Conceções sobre matemática : a visão de estudantes recém-ingressados na licenciatura em educação básica [Em linha] / Isabel Cláudia Nogueira In: Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM) (pp. 4310-4316). Montevídeo : CIBEM. ISSN 2301-0797.Disponível em http://www.cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/1132.pdf | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2129 | - |
dc.description.abstract | Condição necessária à obtenção de habilitação para a docência na Educação Pré-Escolar, no 1º ou no 2º Ciclos do Ensino Básico, a Licenciatura em Educação Básica contempla, nas suas componentes de formação, formação obrigatória em Matemática. Durante a frequência deste ciclo de estudos, os futuros professores terão contacto com a Matemática, quer em abordagens de natureza mais científica, quer através de explorações mais práticas e contextualizadas. Assumindo como pressupostos (i) que o conhecimento dos professores para ensinar Matemática está relacionado com as crenças e conceções que têm tanto sobre a Matemática como sobre o seu ensino/aprendizagem (Ball, 1991; Thompson, 1997); (ii) que as crenças de futuros professores sobre o ensino atuam como conhecimentos prévios nas suas experiências formativas (Tardif, 2002) e (iii) que as crenças são dinâmicas, porque o seu confronto com outras crenças pode modificá-las (Vila e Callejo, 2006), iniciámos neste ano letivo 2012/2013 um estudo longitudinal que pretende determinar a influência da Licenciatura em Educação Básica nas conceções que estudantes, futuros professores, têm sobre a Matemática e sobre o ensino/aprendizagem da Matemática: neste texto apresentaremos dados obtidos junto de 70 estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti à entrada deste ciclo de estudos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.title | Conceções sobre matemática : a visão de estudantes recém-ingressados na licenciatura em educação básica | por |
dc.type | conferenceObject | por |
degois.publication.firstPage | 4310 | por |
degois.publication.lastPage | 4316 | por |
degois.publication.location | Montevídeo | por |
degois.publication.title | Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM) | por |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConcecoesMatematica CIBEM IsabelClaudia.pdf | 251.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.