Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Joana | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria do Rosário | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-04T10:48:09Z | - |
dc.date.available | 2015-05-04T10:48:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131 | - |
dc.description | Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura | por |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Literacia familiar | por |
dc.subject | Promoção da leitura | por |
dc.subject | Animação da Leitura | por |
dc.subject | Leitura para bebés | por |
dc.title | A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201338394 | - |
Appears in Collections: | Animação da Leitura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TM-Rosario Oliveira 2015.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo A.pdf | 56.98 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo B.pdf | 47.66 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo C.pdf | 43.45 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo D.pdf | 168.77 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo E.pdf | 44.93 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo F.pdf | 189.65 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo G.pdf | 40.03 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo H.pdf | 417.83 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo I.pdf | 37.94 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo J.pdf | 115.18 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo K.pdf | 127.68 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo L.pdf | 127.27 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo M.pdf | 127.91 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo N.pdf | 127.58 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexo O.pdf | 655 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.