Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2139
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cristina Vieira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Íris | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-13T09:21:04Z | - |
dc.date.available | 2015-05-13T09:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Silva, C.V., & Pereira, I. (2013). Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática : perceções de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. In Maria Assunção Flores, Clara Coutinho, José Albuquerque (org.), Atas do Congresso Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem (pp. 656-667) Braga : Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2139 | - |
dc.description.abstract | O ensino gramatical, ainda que contemplado nos documentos curriculares oficiais para o Ensino Básico e considerado como um domínio transversal a toda a educação linguística, tem vindo a ser identificado como uma área desafiante para muitos docentes portugueses, nomeadamente os do 1.º Ciclo. A escolha do quadro metodológico de investigação para dar conta da problemática sob estudo (perceções destes profissionais acerca do ensino e aprendizagem do conhecimento gramatical) recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados de um inquérito por questionário, recolhidos junto de 171 docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando identificar (i) a importância atribuída e a frequência com que estes docentes trabalham o conhecimento gramatical, comparativamente aos restantes domínios linguísticos previstos, (ii) o grau de adequação percecionado quanto à sua formação, bem como (iii) as dificuldades identificadas no ensino-aprendizagem da gramática (quer as sentidas pelos docentes, quer ainda as sentidas pelos alunos). Os resultados permitem-nos assumir que essas perceções são fortemente influenciadas pelo conhecimento do conteúdo, pelo conhecimento didático do conteúdo e também pelo conhecimento curricular | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Linguística (sintaxe) | por |
dc.subject | Gramática | por |
dc.title | Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática : perceções de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | conferenceObject | por |
degois.publication.firstPage | 656 | por |
degois.publication.lastPage | 667 | por |
degois.publication.location | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
degois.publication.title | Congresso Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem | por |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bebf37_4b0d236ffd424f0eb4cb6cd13c87f328.pdf | 16.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.