Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Cristina Vieira-
dc.contributor.authorPereira, Íris-
dc.date.accessioned2015-05-13T09:21:04Z-
dc.date.available2015-05-13T09:21:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSilva, C.V., & Pereira, I. (2013). Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática : perceções de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. In Maria Assunção Flores, Clara Coutinho, José Albuquerque (org.), Atas do Congresso Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem (pp. 656-667) Braga : Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2139-
dc.description.abstractO ensino gramatical, ainda que contemplado nos documentos curriculares oficiais para o Ensino Básico e considerado como um domínio transversal a toda a educação linguística, tem vindo a ser identificado como uma área desafiante para muitos docentes portugueses, nomeadamente os do 1.º Ciclo. A escolha do quadro metodológico de investigação para dar conta da problemática sob estudo (perceções destes profissionais acerca do ensino e aprendizagem do conhecimento gramatical) recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados de um inquérito por questionário, recolhidos junto de 171 docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando identificar (i) a importância atribuída e a frequência com que estes docentes trabalham o conhecimento gramatical, comparativamente aos restantes domínios linguísticos previstos, (ii) o grau de adequação percecionado quanto à sua formação, bem como (iii) as dificuldades identificadas no ensino-aprendizagem da gramática (quer as sentidas pelos docentes, quer ainda as sentidas pelos alunos). Os resultados permitem-nos assumir que essas perceções são fortemente influenciadas pelo conhecimento do conteúdo, pelo conhecimento didático do conteúdo e também pelo conhecimento curricularpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLinguística (sintaxe)por
dc.subjectGramáticapor
dc.titleDo conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática : perceções de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.firstPage656por
degois.publication.lastPage667por
degois.publication.locationUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
degois.publication.titleCongresso Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagempor
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bebf37_4b0d236ffd424f0eb4cb6cd13c87f328.pdf16.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.