Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2168
Title: Construção de uma Comunidade de Práticas para a Promoção da Leitura
Authors: Torres, Teresa de Jesus Oliveira
Orientador: Oliveira, Mónica
Keywords: Promoção da Leitura
Comunidade de Práticas
Ilustração
Issue Date: 2-Jun-2015
Abstract: O projeto “Construção de uma Comunidades de Práticas para a Promoção da Leitura”, através da Ilustração, na exploração (do texto e da imagem) permite consciencializar conhecimentos, em diversas áreas do saber, através da criação de uma Comunidade de Práticas, a partir da biblioteca como parceiro educativo. Estando consciente que a ilustração conquistou um vasto território, na atualidade, tornando-se fundamental que se percecione esta nova forma de ilustrar, para que as leituras sejam mais ricas e que proporcionem um maior conhecimento nos leitores. Deste modo, será necessário construir um caminho que leve a criança à exploração e interpretação da informação contida nas suas leituras através das imagens. Neste caminho, os seus parceiros educativos - a família e a escola são os alvos principais, para que sejam intermediários de excelência, na promoção da leitura através da exploração da ilustração. Com a intenção de suscitar o gosto pela leitura, o presente projeto propôs um conjunto de atividades que assentaram numa exploração verbal e visual e culminaram com atividades plásticas, para todos os membros desta Cop. Estas atividades desenvolvem na criança estímulos variados que poderão facilitar uma fluidez de pensamento, estimulando a comunicação visual e a sensibilidade estética (Fróis, 2000). Os instrumentos de recolha de dados usados foram os questionários no início e no fim para os docentes, pais e técnicos. Durante as atividades foram registadas em grelhas de observação direta quanto à participação, motivação e a criatividade. Além disso, foram recolhidas dados das narrativas orais dos intervenientes ao longo do processo, que possibilitaram uma análise qualitativa ao projeto.
The project "Construction of Communities of Practice for the Promotion of Reading" by illustration, the holding (text and image) lets awareness knowledge in various areas of knowledge, through the creation of a Community of Practice, from the library as an educational partner. Being aware that the illustration conquered a vast territory, today, making it essential to percecione this new way of illustrating, for readings to be richer and to provide a better understanding in the readers. Thus, you need to build a path that leads to child exploitation and interpretation of information contained in their readings through the images. In this way, its educational partners - the family and the school are the main targets, to be intermediaries of excellence in reading promotion through the illustration exploitation. In order to raise the taste for reading, this project has proposed a set of activities that became a verbal and visual exploration and culminated with plastic activities for all members of Cop. These activities develop in children various stimuli that can facilitate a flow of thought, stimulating visual communication and an esthetic sensitivity (Frois, 2000). The instruments of data collection were used questionnaires at the beginning and end for teachers, parents and coaches. During the activities were recorded in direct observation grids on the participation, motivation and creativity. In addition, the oral narratives of actors data were collected throughout the process, which enabled a qualitative analysis of the project.
Description: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialização em Animação da Leitura
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2168
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERESA TORRES .2015 TrabProj_MCEAL.pdfDocumento principal2.23 MBAdobe PDFView/Open
Anexos_TeresaTorres.pdfAnexos22.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.