Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2181
Título: A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
Autor: Machado, Verónica Alexandra Pires
Orientador: Neves, Ivone
Palavras-chave: Motivação
Relação pedagógica
Jardim de infância
Práticas pedagógicas
Data: 7-Jul-2015
Resumo: O presente relatório está integrado no Mestrado de Educação PréEscolar, e visa mostrar todo o percurso de desenvolvimento, pessoal e profissional, da mestranda, ao longo do estágio profissionalizante, que decorreu no ano letivo 2014/2015, com um grupo de crianças de quatro anos numa IPSS, da cidade do Porto, sob a orientação pedagógica da Mestre, Ivone Neves. Iniciou-se o relatório com uma ponderação pessoal sobre a profissão, onde se abordaram aspetos pertinentes da prática pedagógica. Procurou dar-se resposta a uma pergunta de partida diretamente relacionada com a motivação e o empenho das crianças nas práticas de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivos principais aprofundar o conhecimento sobre a situação familiar das crianças, caracterizar as vivências e a sua relação com a escola. Todo este percurso desenvolvido teve como suporte as observações, os registos e as reflexões, apoiados por uma bibliografia que permitiu adequar toda a prática educativa ao grupo de crianças envolvido.
The present report is integrated in the master’s degree of pre-school education and has the objective of showing the development, personal and professional, of the graduate student, along the professionalizing internship that took place during the academic year of 2014/2015, with a group of four year old children in a IPSS, in the city of Porto, under the supervision of the Master, Ivone Neves. The report began with a personal reflection about the profession, were important aspects of the pedagogical practice were addressed. An answer to a question directly connected with the motivation and commitment of the children was sought after in the practices of teaching and learning. This study had as the main objectives the deepening of the knowledge about the family circumstances of the children, the characterization of their experiences and their relationship with school. All of the development in this path had as support the observations, records and reflections backed up by a bibliography that allowed the adjustment of all the teaching practices on the group of children involved.
Descrição: Relatório de estágio, apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2181
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Verónica 2.pdfDocumento principal588.81 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Anexos final.pdfAnexos2.72 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.