Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Maria dos Reis-
dc.contributor.authorMagalhães, Maria Joana Cerqueira Magro-
dc.date.accessioned2015-07-08T09:14:22Z-
dc.date.available2015-07-08T09:14:22Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2185-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractÉ objetivo do presente relatório apresentar a intervenção educativa aliada a uma constante reflexão desenvolvida na sequência dos estágios em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Para tal, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e empírica que desencadeou a estruturação da prática pedagógica. Esta, visa responder à unicidade de cada contexto com situações de aprendizagem personalizadas, significativas, diversificadas e ativas, conducentes ao pleno desenvolvimento dos alunos. Em pleno século XXI, é objetivo da Escola responder à singularidade da diversidade populacional que engloba cada contexto. Considera-se, para este efeito, imprescindível a existência de uma escola reflexiva que pense o currículo como um processo, em permanente construção e atualização, promotor de aprendizagens contextualizadas, diferenciadas e significativas. Contudo, existem obstáculos que se impõem a esta resposta, aumentando ainda mais o desafio do professor: responder à diversidade numa multiplicidade de diferenças.por
dc.description.abstractThe aim of this report is to expose the educational intervention combined with a constant reflection developed throughout the internships in Primary and Secondary School. With this in mind, a qualitative, exploratory, descriptive and empirical study was conducted, triggering the structuring of pedagogical practice in order to meet the singularity of each context with personalized, significant, diverse and active learning, leading to the full development of the student. In the middle of the twenty-first century, responding to the singularity of population diversity of each context must be a School goal. For this purpose, a reflective school, that sees the curriculum as a process in constant planning and development, encouraging contextualized, differentiated and significant learning is considered essential. However there are obstacles against this goal, increasing even further the teacher’s challenge: respond to diversity in a plurality of differences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subject1º-2º Ciclopor
dc.subjectProfessor reflexivopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titlePerspetivas educacionais em contexto de sala de aula no século XXIpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201465140-
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2015_1º-2ºMJoanaMagalhaes.pdf20.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.