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dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorAguiar, Fátima Alexandra Pinto-
dc.date.accessioned2015-07-09T14:11:53Z-
dc.date.available2015-07-09T14:11:53Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2196-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO jardim-de-infância surge como primeira instância de interação social nos primeiros anos de vida da criança. Logo, é através deste contexto que a criança começa a desenvolver as suas competências emocionais e habilidades sociais. Contudo, existem situações em que desenvolvem-se comportamentos menos adequados que podem vir a ser considerados problemas de comportamento. Neste sentido, o presente relatório cita referentes teóricos que expõem a influência da regulação emocional e da promoção da autoestima positiva no comportamento. Para além disso, são propostas estratégias para aplicar junto de uma criança que demonstra problemas de comportamento. Deste modo, foi realizado um estudo de caso, que relata a intervenção com uma criança de cinco anos que aparenta problemas de comportamento. O objetivo deste estudo consistiu identificar as manifestações perturbadoras da criança e, posteriormente procurar estratégias eficazes para a sua modificação. Através de uma observação participante e com a aplicação de instrumentos de avaliação comportamental, foi possível perceber quais os comportamentos a modificar. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de estratégias como, o contrato comportamental e a aplicação do reforço positivo, alteraram o comportamento da criança. Além disso, os educadores de infância, perante o seu grupo, devem ter em conta na sua prática educativa, a promoção de interações positivas como requisito fundamental para um desenvolvimento pessoal e social harmonioso da criança na sua totalidade, tanto para o presente, como para o seu desenvolvimento futuropor
dc.description.abstractKindergarten is the very first time a child is able to socially interact in his/her first years of age. Hence, it is through this context that the child starts to develop their emotional competences and social skills. Yet, there are situations where the child develops inadequate behaviors that can be considered in the future as behavioral problems. In this sense, this paper cites theory referents that talk about the influence of the emotional regulation and also the positive self-esteem promotion in the behavior. Also, strategies are proposed to be used on a child that demonstrates this kind of behavioral problem. This way, a case study was done that reports the intervention done to a five year old child that showed behavioral problems. The goal of this study consisted in identifying the disturbing manifestations of the child and, after a first assessment, try to find effective strategies in order to modify them. Through observation and the use of behavioral evaluation tools, it was possible to find which behaviors needed to be modified. The results obtained showed that the use of strategies like the behavioral contract and the use of positive reinforcement changed the child’s behavior. In addition, kindergarten educators - in their own group – have to always have in mind on their educational careers the use of positive interaction as a fundamental requisite for the personal and social development of the child in its totality in the present, and as well in the future.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectProblemas de comportamentopor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectCompetências emocionaispor
dc.titleRelato de uma intervenção perante problemas de comportamento numa criança de cinco anospor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201467305-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

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