Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2200
Title: Uma viagem pela Pedagogia da Consideração na promoção de competências facilitadoras da transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Authors: Almeida, Susana Filomena Rodrigues de
Orientador: Craveiro, Clara
Keywords: Educação pré-escolar
Transição Pré-escolar - 1º Ciclo
Issue Date: 6-Jul-2015
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar. Este relatório cujo tema aborda a transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino básico, pretende mostrar como um grupo de crianças de 5 anos, ao longo do ano letivo, vivenciou o processo de transição e de que forma o trabalho pedagógico foi articulado no sentido de minimizar os receios por parte das famílias e no despertar de sentimentos positivos nas crianças em relação à nova escola, tendo sempre por base, a pedagogia adotada pela instituição, a pedagogia da Consideração pela Criança. A intervenção pedagógica foi planeada tendo em conta a pedagogia referida, onde foram criadas estratégias para proporcionar uma transição estável e competente por parte da criança e ações e iniciativas que apoiassem e elucidassem os pais para as questões mais inquietantes nesta fase de transição. Este relatório tem como finalidade apresentar todo o percurso realizado.
The present report emerges within the context of the professionalizing training period of Master Course in Preschool Education. This report which subject addresses the transition of children from preschool education to primary school, aims to show how the 5 year old group experienced the teachings included in the pedagogical work, in what way this work was articulated so it minimized the concerns from the families and if it aroused positive feelings in the children towards the new school, always based on the adopted pedagogy of the institution, the pedagogy of consideration for the child. The pedagogy intervention was planned bearing in mind the referred pedagogy, where strategies were created to provide a stable and competent transition by the child and actions, initiatives and moments that would support and enlighten the parents with the most disturbing questions in this transition phase. This report serves to present all the work made in this journey.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2200
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO FINAL.pdfDocumento principal709.95 kBAdobe PDFView/Open
null20.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.