Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2211
Title: A importância de um ateliê de expressão plástica nas vivências dos projetos lúdicos num grupo de 3 anos
Authors: Porto, Maria Norton Calheiros de Vasconcelos
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Educação pré-escolar
Papel do educador
Expressão plástica
Issue Date: Jun-2014
Abstract: O presente relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho é constituído por uma descrição acerca do caminho que percorrido enquanto estagiária que, ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância, foi confrontando a prática pedagógica com a teoria, refletindo e agindo, atendendo aos pressupostos teóricos que sustentam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências tendo em conta a mudança, surge o ateliê de expressão plástica como suporte do trabalho desenvolvido no jardim-de-infância, concretamente, numa sala de três anos. Assim, optou-se por fazer um estudo mais aprofundado de forma a enfatizar a importância da presença de um ateliê de expressão plástica paralelamente ao trabalho desenvolvido nesta área no espaço sala, num grupo de três anos. Desta forma, este trabalho tem como objetivo responder à questão “Como pode a presença da Atelierista influenciar os projetos lúdicos vivenciados na sala?” Para isso foi importante a construção de instrumentos de observação considerados relevantes para responder às necessidades e interesses destas crianças, como a elaboração de registos de diferentes formatos, reflexões e descrições de atividades realizadas, entre outros, tendo em conta a realidade vivida.
This report was built under Course Internship, inserted into the Masters in Preschool Education. This paper consists of a description about the path traversed while intern who, to observe and experiment in context, the role of the early childhood educator, was confronting the theory with pedagogical practice, reflecting and acting, given the theoretical assumptions that underpin the role of an early childhood educator. As motor generator experiments taking into account the change, the studio of artistic expression appears to support the work in the garden for children, namely, a three-year room. Thus, we chose to do further study in order to emphasize the importance of the presence of a workshop of artistic expression alongside the work in this area within the room, a group of three. Thus, this study aims to answer the question "How can the presence of Atelierista influence recreational projects experienced in the room?" This was important for the construction of observation instruments considered relevant to the needs and interests of these children, as the establishment of registers of different shapes, reflections and descriptions of activities, among others, taking into account the lived reality.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2211
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PEMariaPorto.pdf6.15 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.