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Título: A deficiência intelectual e desenvolvimental e a imagem publicitária: à procura de novas polifonias
Autor: Ferreira, Florbela
Orientador: Gomes, Ana
Oliveira, Mónica
Palavras-chave: Educação especial
Deficiência intelectual desenvolvimental
Literacia visual
Cultura visual
Data: 23-Jul-2015
Resumo: Neste trabalho pretendemos contribuir para a sensibilizar os agentes educativos para a complexidade da perceção das imagens publicitárias e para a necessidade de promover, de modo sistemático, estratégias para a sua descodificação em contexto da Deficiência Intelectual e Desenvolvimental. Nas sociedades contemporâneas, onde as imagens publicitárias são um meio potencialmente informativo que exige diferentes estratégias de leitura, procuramos perceber se cinco jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental desenvolvem capacidades da Literacia Visual que lhes permitam decifrar a mensagem publicitária figurada no código visual da imagem. Esta pesquisa foi concretizada com a realização da observação de cinco imagens publicitárias que continham índices de significação diferenciados. O conjunto das informações recolhidas através dos dados das entrevistas foram apresentadas e discutidas e permitiram-nos concluir que a leitura da imagem publicitária pressupõe processos complexos na construção de significados simbólicos e figurativos. Esta constatação revelou-se fundamental para identificação das competências da Literacia Visual dos nossos leitores, na descodificação da imagem publicitária. Parece-nos, pois, possível concluir que os sujeitos deste estudo apresentam capacidades da Literacia Visual que lhes possibilitam interpretar e compreender a imagem publicitária. Podemos dizer, então, que a importância da Literacia Visual só será possível com exercícios sistemáticos de observação dos elementos gráficos, em que os jovens tomem consciência das estratégias envolvidas na criação de sentidos visuais.
With this essay we intend contribute to sensitize educators to the complexity of perception of advertising images and the need to promote, systematically, strategies to decoding in the context of Developmental and Intellectual Disabilities. In contemporary societies, where advertising images are potentially informative methods that requires different reading strategies, we seek to understand if five young people with Intellectual and Developmental Disabilities develop Visual Literacy skills that enable them to decipher the advertising message in the figurative visual code from the image. This research was completed in carrying out the observation of five advertising images containing different significance indexes. All the data collected through the interview were discussed and allowed us to conclude that the advertisement image reading involves complex processes in the construction of symbolic and figurative meanings. This finding proved critical to identification of Visual Literacy skills of our readers, in decoding of image advertising. It seems therefore possible to conclude that the subjects of this study present Visual Literacy skills that enable them to interpret and understand the advertising image. So, it is possible for us to say that the importance of Visual Literacy can only be achieved with systematic observation exercises of the graphics, in which young people become aware of the strategies involved in creating visual senses.
Descrição: Pós Graduação apresentada à Escola Superior de Educação Paula Frassinetti para obtenção da Especialização em Educação Especial no Domínio Cognitivo Motor
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2215
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