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Title: Educação especial e educação intercultural: como são vistas as crianças ciganas e surdas do pré-escolar pelas suas mães- o desejo de ser
Authors: Santos, Tânia Daniela Graça dos
Orientador: Cavalcanti, Joana
Keywords: Educação especial
Educação intercultural
Deficiência auditiva
Minoria étnica
Issue Date: 24-Jul-2015
Abstract: Este estudo surgiu da necessidade de refletir e compreender melhor as questões da deficiência, nomeadamente auditiva, na perspetiva de uma comunidade com características culturais muito próprias, a comunidade cigana. Portanto, a nossa pesquisa se insere no âmbito da Educação Especial, visto que as nossas preocupações se constituem em conhecer mais a problemática em questão para poder melhor intervir em contextos compostos por grupos com tais características ou Necessidades Educativas Especiais. Assim, ao longo deste trabalho, poderemos observar que ainda nos dias de hoje as crianças portadoras de deficiência ou pertencentes a outras minorias são alvo de ações discriminatórias e ainda não encontram à sua disposição uma educação capaz de lhes dar respostas eficazes sem as segregar. Acreditamos que a Educação Intercultural num futuro, que esperamos que seja próximo, fará toda a diferença na aceitação e compreensão destas minorias enquanto membros da sociedade, por isso acreditamos ser necessária a articulação entre a Educação Especial e a Educação Intercultural, esta por questões de abrangência e conceito parecenos mais transversal e pode contribuir para uma ação de inclusão mais refletida, consciente e apropriada. A principal intenção deste projeto é compreender qual a visão das mães ciganas face ao futuro dos filhos surdos numa sociedade preconceituosa, que se recusa, muitas vezes, a aceitar as diferenças, quer no que respeita à deficiência quer no que respeita à cultura étnica. Por outro lado, pretendemos entender qual o olhar das mães face à escola enquanto agente de socialização e integração das crianças ciganas surdas na sociedade. Para a realização do nosso estudo recorremos aos princípios teóricos norteadores da Educação Especial e da Educação Intercultural, nossos principais campos conceptuais, além da metodologia de investigação de natureza qualitativa e estruturada através de entrevistas com o objetivo de que estas nos situasse face a nossa principal questão ou pergunta de partida, ou seja, “De que forma as crianças surdas, do pré-escolar, pertencentes à comunidade cigana são percebidas pelas suas mães?”
This study arose from the need to reflect and better understand the issues of disability, including hearing, from the perspective of a community with very own cultural characteristics, the gypsy community. Therefore, our research in the field of special education, given that our concerns are more problematic in question in order to better intervene in contexts composed of groups with such characteristics or Special Educational needs. Throughout this work, we can observe that even these days the children with disabilities or belonging to other minorities are subject to discriminatory actions and still not find at your disposal an education able to give effective answers without the segregate. We believe that the Intercultural education in a future, which we hope will be next, will make all the difference in the acceptance and understanding of these minorities as members of society, so we believe it is necessary to link between Special Education and Intercultural Education, this for reasons of scope and concept seems to us more and can contribute to an action more inclusion reflected conscious and fair. The main intention of this project is to understand what the vision of Gypsies mothers in relation to the future of deaf children in a company Bigot, who refuses, often, to accept the differences, whether with regard to disabilities want as regards the ethnic culture. On the other hand, we want to understand what the look of mothers facing the school as an agent of socialization and integration of Gypsies children who are deaf in society.For our study we resort to theoretical principles guiding Special Education and Intercultural Education, our main conceptual fields, in addition to the qualitative research methodology and structured interviews with the intention that these should stipulate us face our main issue or question, namely, "the extent to which the deaf children, of the preschool, belonging to the Gypsy community are perceived by their mothers?"
Description: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2216
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