Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2220| Título: | (In)competências linguísticas em crianças com atraso de linguagem |
| Autor: | Silva, José António Teixeira Borges Pereira da |
| Orientador: | Lima, Rosa |
| Palavras-chave: | Educação especial Linguagem Perfis linguísticos |
| Data: | 23-Jul-2015 |
| Resumo: | A linguagem é muito importante no processo de desenvolvimento da criança, estando presente em todas as suas aquisições e aprendizagens, proporcionando-lhe um desenvolvimento harmonioso, bem como uma correta inserção no meio familiar, escolar e social. A linguagem é o ato de comunicar, com recurso à utilização de um código. Por vezes, surgem problemas na aquisição e/ou desenvolvimento de linguagem, que pode ser percetível nas salas de jardim-de-infância. Por este motivo é fundamental o educador estar atento na deteção dos sinais de atraso, e na intervenção precoce destas situações. A presente investigação baseia-se no estudo de caso de 6 crianças, que apresentam dificuldades de linguagem. Observamos e estudamos as crianças, para termos motivos de comparação, valorizando, assim, o estudo. O estudo realizado foi a aplicação da Prova de Avaliação Fonológica em Formatos Silábicos (PAFFS) em cada uma das crianças e um registo espontâneo de produção de linguagem. Posteriormente, classificamos todos os erros obtidos, criando, assim, os perfis linguísticos das crianças em estudo |
| Descrição: | Pós Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2220 |
| Aparece nas colecções: | PG Educação Especial |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PG_2015_EEJoseSilva.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










