Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2232
Title: Mãe não Entre Agora: Uma Abordagem às Consequências do Envolvimento Parental
Authors: Cerquinho, Ana Isabel Félix Forte Oliveira Mendes
Orientador: Pinheiro, Ana Cristina
Keywords: Educação Pré-Escolar
Prática pedagógica
Envolvimento parental
Issue Date: 5-Oct-2015
Abstract: O presente relatório tem como titulo “Mãe não entre agora” e tem como objetivo descrever a prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Educação Pré-Escolar presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Durante a elaboração deste trabalho o principal objetivo foi perceber o contexto educativo onde estivemos inseridas e as suas características tentando sempre articular a prática e a teoria. Assim sendo foram utilizados diferentes modelos de pesquisa, que possibilitaram conhecer a teoria que fundamenta a prática pedagógica. Utilizaram-se instrumentos de observação, de forma a recolher dados que iriam ser muito importantes durante a prática pedagógica, para assim tentar uma maior aproximação às crianças e às suas famílias. Na realização dos instrumentos de trabalho foram também efetuadas reflexões sobre a instituição, as crianças e as famílias. No relatório foram evidenciadas a necessidade de observar, planificar, agir e avaliar na Educação de Infância. A inclusão numa sala e o trabalho em equipa exigiu uma constante reflexão das práticas usadas e da sua eficácia, bem como os aspetos a desenvolver na construção de um profissional com competências similares.
The presented report is entitled, “Mother, don’t enter now”. Its objective is to describe the pedagogical practice taken within the scope of the placement in pre-school education presented in the study plan of the pre-school education masters undergraduate. The principal objective of the main body of this work is to understand the educational context and characteristics of the placement whilst always trying to articulate the practice and theory. Therefore we utilized different research models, which made it possible to know the theories that underpin the pedagogic practice. Observational tools were utilized so that we could collect data which would turn out to be very important in pedagogical practice so we could work more closely with children and their families. Whilst utilizing the working tools we also reflected on the institution, the children and their families. In this report we highlight the necessity of observing, planning, acting and evaluating in kindergarten. The work within the classroom and within the team demanded a constant reflection of the practices used and their efficiency as well as the aspects required to develop as a professional with similar competencies.
Description: MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR- RELATÓRIO DE ESTÁGIO
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2232
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório sem Anexos para Imprimir.pdfDocumento principal646.97 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ANEXOS DO RELATÓRIO.pdfAnexo2.66 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.