Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2015-12-30T12:52:18Z-
dc.date.available2015-12-30T12:52:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGonçalves, D. (2015). Da (In)definição das Práticas Colaborativas ao “Ensino Explícito” no Projeto Fénix. In Educação, Territórios e Desenvolvimento, Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica (vol. II, pp.741-745). Porto: Universidade Católica. ISBN 978-989-99486-0-0. Disponível em http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12483/3/ATAS_VOL_II-1.pdfpor
dc.identifier.isbn978-989-99486-0-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2255-
dc.description.abstractO Projeto Fénix surgiu em 2008, no AE Campo Aberto, Beiriz – Póvoa de Varzim, no Ensino Básico, resultante de uma forte motivação em proporcionar condições para que todos os alunos pudessem efetuar aprendizagens e consolidar saberes. Mais do que apenas combater o insucesso escolar, é objetivo do Projeto procurar compreender quais as variáveis que mais implicações têm nesse sucesso, qualificando-o e atribuindo-lhe novas dimensões e horizontes de sustentabilidade. É um desafio ambicioso que exige, para além de determinação, rigor e trabalho de equipa, com os quais alunos, professores e pais se comprometem, um conhecimento aprofundado sobre cada uma dessas variáveis (cf. nomeadamente Moreira (2014) e Azevedo & Alves (Orgs.) (2010)). É neste contexto, e tendo como pressuposto que os professores devem agir com autonomia profissional, com poder de decisão sobre a ação e com capacidade e responsabilidade para organizar do melhor modo, em cada circunstância, o trabalho escolar, individual e coletivamente, que serão enquadradas as oportunidades resultantes da (in)definição de práticas colaborativas, nomeadamente no que respeita ao “ensino explícito”, enquanto estratégia de ensino sequencialmente estruturado e integrado, no qual o professor intencionalmente busca apoiar a aprendizagem dos alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologipor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPráticas colaborativaspor
dc.subjectProjeto Fénixpor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.titleDa indefinição das práticas colaborativas ao "Ensino Explícito", no Projeto Fénixpor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.firstPage741por
degois.publication.lastPage745por
degois.publication.locationPortopor
degois.publication.titleEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional, Vol. II – Comunicações Livrespor
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DA (IN)DEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.