Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2262
Title: Dificuldades de linguagem: acessos e processos de aproximação à língua
Authors: Sousa, Elsa da Conceição Pereira de
Orientador: Lima, Rosa
Issue Date: 17-Apr-2012
Abstract: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Projeto de Investigação da Pós- graduação, em Educação Especial – Domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no ano letivo 2010/ 2011. Tendo como orientadora do mesmo a Profª Dr.ª Rosa Maria Lima.A temática deste estudo incide na avaliação das capacidades de articulação verbal e o conhecimento do tipo de ocorrência dos processos fono-articulatórios, em crianças com idades compreendidas entre os quatro anos e os cinco anos e meio, que frequentam a educação Pré- escolar. A linguagem é uma faculdade inata no ser humano e a criança quando nasce possui, já, capacidades para adquirir qualquer língua do mundo. Só a partir da exposição à língua, a criança vai integrando gradualmente as particularidades da sua gramática. É desde muito cedo reconhecida por todos os profissionais de educação, a importância que a linguagem assume no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Cabe, pois, ao educador de infância, o papel de fomentar o domínio da fonologia, antes da entrada no primeiro ciclo de escolaridade. Este estímulo torna-se de primordial importância para que cada criança possa evoluir e adquirir a mestria na sua língua materna.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2262
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho de investigação Elsa Sousa.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.