Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorPereira, Joana Filipa do Carmo-
dc.date.accessioned2016-03-23T14:26:30Z-
dc.date.available2016-03-23T14:26:30Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2280-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractCom a incontrolável evolução do mundo e da sua história, a comunicação tem vindo a adquirir diferentes significados, desde o momento em que surgiu até à atualidade. Pragmaticamente, a comunicação, em qualquer contexto, constitui-se essencial, tanto para a criação de relações interpessoais, assim como para o desenvolvimento pessoal de todo o indivíduo. Afirmando que, atualmente, vivemos intrinsecamente ligados a uma sociedade da comunicação, pretendemos correlacioná-la com a educação, denominando-a como educomunicação ou comunicação educativa, objetivando estes vocábulos como parentes próximos, caracterizando-se pela busca de significados entre os sujeitos interlocutores, neste caso, na procura incessante de conhecimentos. Educadores seduzem, diariamente, desafios, provenientes do contexto onde se inserem, desvendando um novo caminho a seguir, em conjunto, potencializando condições favoráveis à aprendizagem das crianças. É neste sentido que, integrando o trabalho em equipa, é possível proporcionar a toda a comunidade educativa a estabilidade pela qual lutam e, no qual, a comunicação é determinante. Espelhando, deste modo, o retrato de uma comunicação educativa, pretendemos, com a investigação inerente a este relatório, conhecer e analisar práticas docentes, comparando as duas valências em estudo – Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico – no que concerne à comunicação efetuada dentro e fora da sala, integrando, nesta, o trabalho em equipa. A par desta análise, pretendemos elucidar a importância da comunicação na aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos, contribuindo para um melhor relacionamento entre docentes e entre docentes e crianças, estimulando a aprendizagem de cada um, através da construção de comunicação interpessoal positivapor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação Educativapor
dc.subjectComunicação Interpessoapor
dc.subjectTrabalho em Equipapor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.titleA Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagempor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201058430-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-de-Estágio-FINAL-JOANA.pdfDocumento principal1.16 MBAdobe PDFView/Open
Anexos finais.pdfAnexos814.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.