Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2280
Título: A Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagem
Autor: Pereira, Joana Filipa do Carmo
Orientador: Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Comunicação Educativa
Comunicação Interpessoa
Trabalho em Equipa
Cooperação
Colaboração
Data: 26-Fev-2016
Resumo: Com a incontrolável evolução do mundo e da sua história, a comunicação tem vindo a adquirir diferentes significados, desde o momento em que surgiu até à atualidade. Pragmaticamente, a comunicação, em qualquer contexto, constitui-se essencial, tanto para a criação de relações interpessoais, assim como para o desenvolvimento pessoal de todo o indivíduo. Afirmando que, atualmente, vivemos intrinsecamente ligados a uma sociedade da comunicação, pretendemos correlacioná-la com a educação, denominando-a como educomunicação ou comunicação educativa, objetivando estes vocábulos como parentes próximos, caracterizando-se pela busca de significados entre os sujeitos interlocutores, neste caso, na procura incessante de conhecimentos. Educadores seduzem, diariamente, desafios, provenientes do contexto onde se inserem, desvendando um novo caminho a seguir, em conjunto, potencializando condições favoráveis à aprendizagem das crianças. É neste sentido que, integrando o trabalho em equipa, é possível proporcionar a toda a comunidade educativa a estabilidade pela qual lutam e, no qual, a comunicação é determinante. Espelhando, deste modo, o retrato de uma comunicação educativa, pretendemos, com a investigação inerente a este relatório, conhecer e analisar práticas docentes, comparando as duas valências em estudo – Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico – no que concerne à comunicação efetuada dentro e fora da sala, integrando, nesta, o trabalho em equipa. A par desta análise, pretendemos elucidar a importância da comunicação na aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos, contribuindo para um melhor relacionamento entre docentes e entre docentes e crianças, estimulando a aprendizagem de cada um, através da construção de comunicação interpessoal positiva
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2280
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório-de-Estágio-FINAL-JOANA.pdfDocumento principal1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos finais.pdfAnexos814.82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.