Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorPinheiro, Vanessa Ariana Eiras-
dc.date.accessioned2016-03-23T14:33:38Z-
dc.date.available2016-03-23T14:33:38Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2281-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este relatório de investigação tem como objetivo expor qual a importância da leitura na formação social de um individuo, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania. A leitura e a escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela ação intencional dos educadores/ professores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional, tornou-se relevante compreender e descrever o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a importância da leitura para a formação de melhores cidadãos. Nesse sentido, apresentar-se-á o impacto do projeto “Histórias da Ajudaris” nas instituições educativas, compreendendo em que medida o projeto vai ao encontro com os princípios que definem um ensino/aprendizagem orientado para o desenvolvimento de competências transversais no domínio da literacia, bem como o desenvolvimento pleno da cidadania. Para isso, foram adotados diversos procedimentos metodológicos em articulação com os objetivos de investigação, destacando-se a pesquisa das diferentes teorias públicas que sustentam o tema, a análise documental, a aplicação de um inquérito por questionário e as análises descrita e inferencial dos dados de investigação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subject“Histórias da Ajudaris”por
dc.subjectLeiturapor
dc.titleAjudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativaspor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201058340-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO FINAL.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.