Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2301
Title: Sim! Tenho paralisia cerebral - um estudo de caso
Authors: Coutinho, Susana Alexandra Faria Tavares
Orientador: Gomes, Ana
Issue Date: 11-Apr-2016
Abstract: O presente relatório de estágio centrou-se num estudo de caso sobre a Paralisia Cerebral. Com este, tivemos como objetivo estudar uma criança do sexo masculino com 6 anos de idade a frequentar pela primeira vez, a sala dos 5 anos da Educação Pré-Escolar, do presente ano letivo. No que respeita ao enquadramento teórico, aprofundamos as temáticas relativas ao sistema organizacional da educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, e como o tema norteador deste relatório se centra nas Necessidades Educativas Especiais, abordamos temáticas sobre a legislação Portuguesa relativamente à Educação Especial, dando enfoque ao Decreto-lei nº 3/2008 e o Decreto-lei nº 281/2009. Foram abordados os princípios da Declaração de Salamanca, realçamos os Princípios da Inclusão e as temáticas inerentes ao estudo de caso. Ao abordarmos a Paralisia Cerebral foi possível compreender a etiologia, as problemáticas associadas e quais as medidas que devem ser tomadas por parte dos Profissionais. A pesquisa descrita em todo o relatório, indagou a especificidade da Paralisia Cerebral da criança em questão, compreendendo quais as suas dificuldades, evidenciando os pontos fortes e menos fortes, e quais a estratégias curriculares propostas pelos profissionais de Educação. Abordamos o papel da escola e da equipa multidisciplinar bem como o da família e a articulação existente entre ambos de modo a proporcionar uma aprendizagem e evolução significativas da criança. Debruçamo-nos detalhadamente na análise e discussão dos resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos demais intervenientes para que nos fosse possível compreender a opinião dos inquiridos sobre a adoção de estratégias conjuntas que estimulem a adequação e desenvolvimento de comportamentos nos diferentes contextos.
This internship report was based on a case study on cerebral palsy. The main interest was to study the case of a six year old boy who started to attend the five years classroom at preschool for the first time on this present school year. Regarding the theoretical framework, we went through the thematics related to the organizational system of preschool education, as well as the first basic education cycle, and as the main subject is based on the special education needs, we approach themes about the Portuguese Legislation on Special Education, focusing the Law nº 3/2008 and the Law nº 281/2009. The principles of the Declaration of Salamanca have been adressed, and the principles of inclusion and the thematics inherent to the case study were emphasized. Approaching cerebral palsy, it was possible to understand the possible causes and problematics associated, and which measures should be taken by the Professionals. The research described in the report inquired the specificity of this child's cerebral palsy, understanding his difficulties, highlighting his stronger and weaker points, and the curricular strategies proposed by the Education Professionals. We adress the roles of the school and the multidisciplinary team, as well as the role of the family and the existant coordination between them in order to provide a significant evolution and learning capability to the child.
Description: Relatório de Investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2301
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana_ Relatório Estágio_ FINAL COM ERRATA.pdfDocumento principal901.52 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ANEXOS FINAIS_REVISTOS com ERRATA.pdfAnexos9.24 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.