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Title: A Importância da afetividade na construção da relação pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Teixeira, Marisa da Conceição Rodrigues
Orientador: Trevisan, Gabriela
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Relações interpessoais
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Profissão docente
Issue Date: 13-Apr-2016
Abstract: O presente relatório foca-se no perfil do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e na forma como a construção da relação pedagógica, apoiada na afetividade, se reflete no processo de aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, encontram-se contempladas análises respeitantes aos papéis do docente e às diversas dimensões e competências que compreendem o exercício da sua atividade profissional, sendo que a dimensão relacional surge com maior destaque. Uma vez que a Educação é uma área que já vai denotando sinais crescentes de preocupação relativamente aos efeitos da dimensão relacional na prática pedagógica, o presente estudo vem defender a perspetiva de que são as relações interpessoais de qualidade o fator que possibilita a construção de ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso educativo. Cada vez mais a trajetória educativa tem vindo a destacar a importância da componente afetiva, afastando-a progressivamente do segundo plano que costuma ocupar. É com o obejtivo de salientar esta realidade que se deve continuar a ampliar a conceção de que a natureza humana é afeto e razão e que ambas as dimensões interagem, existindo por isso uma interdependência. O estudo elaborado está inscrito numa investigação de natureza qualitativa, uma vez que foi a partir da análise de dados recolhidos tais como: entrevistas, desenhos das crianças, textos das crianças e registos diversificados elaborados no decorrer do período de estágio, o que faz assim compreender que o conhecimento construído é holístico e interpretativo.
This report is focused on the elementary school teacher's profile and in the way the construction of the pedagogical relationship, based on affection, is reflected in the students' learning process. In this sense, there are contemplated analyzes regarding the teacher’s roles and the various dimensions and skills that include the exercise of their professional activity, and the relational dimension appears more prominently. Since Education is such an area that will now show increasing signs of concern about the effects of the relational dimension in pedagogical practice, this study stands up for the perspective that are the interpersonal quality relationships the reason that enables the construction of environments suitable to the educational success. Educational trajectory has increasingly emphasized the importance of the affective component progressively moving away from the background that usually occupies. It is with the purpose to stress this reality that it must be given continuity and expansion to the conception that human nature is affection and reason and that both dimensions interact, so there is interdependence. This study is made upon a qualitative research, as it was based in the analysis of data collected such as: interviews, children's drawings, children's texts and miscellaneous records kept during the probationary period, which makes understand that acquired knowledge is holistic interpretative.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2310
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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