Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorCid-Fernández, Xosé Manuel-
dc.date.accessioned2016-05-25T10:03:34Z-
dc.date.available2016-05-25T10:03:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRamalho, R., & Cid-Fernández, X. (2015). Ensino/Aprendizagem da estatística promovendo o pensamento crítico utilizando o fórum de uma LMS. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.,13,215-219 . doi 10.17979/reipe.2015.0.13.613por
dc.identifier.issn2386-7418-
dc.identifier.other10.17979/reipe.2015.0.13.613-
dc.identifier.urihttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/613-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2320-
dc.description.abstractA estatística nos dias de hoje está incorporada de uma forma generalizada no currículo da matemática no ensino básico e secundário e em diferentes cursos do ensino superior.Este interesse, não é exclusivo da comunidade de educação matemática, mas sim da sociedade em geral, pois a sua apropriação permite contribuir para um melhor espirito crítico sobre a informação e logo um exercicio de melhor cidadania. Esta experiência realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Introdução à Estatística da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti , a qual contou com a participação de 74 estudantes inscritos na unidade curricular.Tendo como referência as diretrizes para o ensino superior impulsionadas por o processo de Bolonha que apontam para a centralidade do estudante no processo autónomo de aprendizagem ao longo da vida implementamos uma metodologia de b-learning alicerçada na plataforma moodle usando o fórum de forma a potenciar o pensamento crítico.Do ponto de vista pedagógico, utilizamos o modelo Community of Inquiry desenvolvido por Garrison, Anderson e Archer.Os posts que lançamos para a discussão, eram notícias dos meios de comunicação fazendo um pequeno comentário de forma a fomentar o sentido crítico face ao modo como a informação é apresentada e a aptidão para ler e interpretar tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito, com o objetivo de desenvolver skills interpretativos e a literacia estatística, desenvolver a capacidade para comunicar estatisticamente e desenvolver disposições estatísticas úteis.Neste trabalho, apresentamos uma análise qualitativa e quantitativa dos vários indicadores que caracterizam a formação de futuros professores da educação básica em estatística,recolhendo os dados das interações do fórum, monitorizados com o software SNAPP e a análise dos mesmos com o Netdraw e SPSS.E ainda, a interpretabilidade de diversos fatores, de acordo com a estrutura e conceção do instrumento a respeito de como o estudante perceciona a presença cognitiva relativamente à construção do significado e compreensão da matéria da unidade curricular.Concluímos que a maioria dos estudantes apesar de saber calcular medidas de localização e dispersão, tem dificuldade em apresentar argumentos em que as explicite, pois ainda não conseguiu interpretar, interiorizar as medidas, para que possa inseri-los e articulá-los numa argumentação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectMetodologia de b-learningpor
dc.titleEnsino/Aprendizagem da estatística promovendo o pensamento crítico utilizando o fórum de uma LMSpor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage215por
degois.publication.lastPage219por
degois.publication.titleREVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN eISSN: 2386-7418, 2015, Vol. Extr., No. 13. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.13.613por
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
613-3793-1-PB (1).pdf269.92 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.