Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2364
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.contributor.author | Torres Pinto, Marina | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-29T08:53:10Z | - |
dc.date.available | 2016-07-29T08:53:10Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, D. & Torres Pinto, M. (2014). Funções do supervisor pedagógico: contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada. In Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem (pp. 51-59). Braga: CIEC, UMinho. Disponível em http://media.wix.com/ugd/bebf37_4b0d236ffd424f0eb4cb6cd13c87f328.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-30-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2364 | - |
dc.description | Organizadores Maria Assunção Flores Clara Coutinho José Alberto Lencastre | pt_PT |
dc.description.abstract | Apresentar-se-á as expectativas e as necessidades dos docentes do segundo e terceiro ciclos do ensino básico relativamente às funções do supervisor pedagógico numa instituição de ensino particular. É nossa convicção que estas funções do supervisor são promotoras do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, bem como do desenvolvimento institucional. No que respeita à metodologia utilizada, optamos pela abordagem interpretativa, no âmbito de um paradigma de investigação qualitativa, utilizando o inquérito por entrevista e a análise documental. Com os resultados desta investigação é possível realçar a emergência do papel do supervisor para estes ciclos de ensino, de modo a garantir o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, promover mecanismos de auto e hetero regulação, desenvolvendo planos de melhoria e contribuindo para a mudança da sua ação pedagógica, para a promoção do sucesso dos alunos e para a melhoria da instituição. Com efeito, é apresentado um conjunto de funções exequíveis para a função do supervisor na construção do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, tendo em conta os resultados da investigação. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Supervisor pedagógico -- funções | pt_PT |
dc.title | Funções do Supervisor Pedagógico: Contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 51 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 59 | pt_PT |
degois.publication.location | Braga: CIEC, UMinho | pt_PT |
degois.publication.title | Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://media.wix.com/ugd/bebf37_4b0d236ffd424f0eb4cb6cd13c87f328.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Funções do Supervisor Pedagógico.pdf | documento principal | 4.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.