Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves, Ivone-
dc.date.accessioned2016-10-07T10:33:05Z-
dc.date.available2016-10-07T10:33:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNeves, I. (2015). Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios. Revista Tendências pedagógicas, 26, 237-252. Disponível em https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/2135/2227pt_PT
dc.identifier.issn1888-6744-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2371-
dc.description.abstractO presente artigo tem como finalidade tecer algumas reflexões focalizadas no discurso crítico das teorias sociológicas, em torno da relação da sociedade com a escola e as consequentes determinações e implicações das políticas educativas do sistema educativo português que tem legado à escola e à ação do professor, com particular enfoque no séc. XX e XXI. O contexto da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas, afigura-se pois, como um campo fértil para esta reflexão que tem como vetores centrais de análise, a emergência dum novo paradigma de escola que responda a diferentes públicos, de forma a não homogeneizar os percursos dos alunos, mas à sua diferenciação e à necessidade da redefinição do papel do professor, para responder aos reptos que a sociedade contemporânea lhe coloca. Neste texto abordamos ainda, as perceções de um grupo de educadores de infância, que nos falam dos dilemas e desafios que enfrentam no seu quotidiano. Em termos genéricos, reconhecem as escolas como realidades multiculturais que requerem uma pedagogia diferenciada.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educaciónpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectRelação escola-sociedadept_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectSistema educativopt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectEducadores dxe Infânciapt_PT
dc.titleUm olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafiospt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage237pt_PT
degois.publication.lastPage252pt_PT
degois.publication.titleRevista Tendencias Pedagógicaspt_PT
degois.publication.volume26pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/issue/view/283/showTocpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.15366/tp2015.26pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivone Neves Tendencias.pdf130.69 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.