Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2382
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fernanda | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-14T12:33:01Z | - |
dc.date.available | 2016-11-14T12:33:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, D. & Pereira, F. (2016). A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016 (491-498). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/11435 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-206-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2382 | - |
dc.description.abstract | A partir da dimensão interativa, dialógica, interpessoal e desenvolvimentista presente no processo de supervisão pedagógica, e na sua articulação com o trabalho colaborativo, é nossa pretensão descrever neste artigo a forma como compreendemos a realidade de uma escola para agirmos sobre ela, com a inevitável intencionalidade de a transformar. Foi no âmbito desta intencionalidade investigativa e formativa que formulámos a seguinte questão norteadora: de que forma as lideranças intermédias podem contribuir para a concretização do Projeto Educativo? Nesta sequência, definimos os seguintes propósitos que nortearam um conjunto de objetivos que explicitamos no enquadramento metodológico: a) envolver os docentes no Projeto Educativo do Agrupamento e consequentemente na melhoria do serviço educativo prestado à comunidade educativa; b) desenvolver competências que potenciem o exercício de lideranças intermédias; c) elaborar uma proposta de melhoria do desempenho nas lideranças intermédias. No enquadramento metodológico estão explicitados as opções investigativas, bem como uma análise das teorias públicas acerca dos instrumentos de recolha e tratamento dos dados da investigação, não esquecendo de enfatizar todos os procedimentos adotados. Da análise e discussão dos dados de investigação, resulta uma proposta de ação que reforça a responsabilidade e compromisso das lideranças intermédias, tendo em conta a realidade estudada, beneficiando, deste modo, a possibilidade/oportunidade de (re)configurar a realidade educativa com recurso à supervisão pedagógica. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Lideranças intermédias | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.title | A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 491 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 498 | pt_PT |
degois.publication.location | Bragança: Instituto Politécnico | pt_PT |
degois.publication.title | 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/11435 | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASupervisaoPedagogicaINCTE.pdf | 8.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.