Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorPereira, Fernanda-
dc.date.accessioned2016-11-14T12:33:01Z-
dc.date.available2016-11-14T12:33:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Pereira, F. (2016). A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016 (491-498). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-206-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2382-
dc.description.abstractA partir da dimensão interativa, dialógica, interpessoal e desenvolvimentista presente no processo de supervisão pedagógica, e na sua articulação com o trabalho colaborativo, é nossa pretensão descrever neste artigo a forma como compreendemos a realidade de uma escola para agirmos sobre ela, com a inevitável intencionalidade de a transformar. Foi no âmbito desta intencionalidade investigativa e formativa que formulámos a seguinte questão norteadora: de que forma as lideranças intermédias podem contribuir para a concretização do Projeto Educativo? Nesta sequência, definimos os seguintes propósitos que nortearam um conjunto de objetivos que explicitamos no enquadramento metodológico: a) envolver os docentes no Projeto Educativo do Agrupamento e consequentemente na melhoria do serviço educativo prestado à comunidade educativa; b) desenvolver competências que potenciem o exercício de lideranças intermédias; c) elaborar uma proposta de melhoria do desempenho nas lideranças intermédias. No enquadramento metodológico estão explicitados as opções investigativas, bem como uma análise das teorias públicas acerca dos instrumentos de recolha e tratamento dos dados da investigação, não esquecendo de enfatizar todos os procedimentos adotados. Da análise e discussão dos dados de investigação, resulta uma proposta de ação que reforça a responsabilidade e compromisso das lideranças intermédias, tendo em conta a realidade estudada, beneficiando, deste modo, a possibilidade/oportunidade de (re)configurar a realidade educativa com recurso à supervisão pedagógica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectLideranças intermédiaspt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.titleA supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédiaspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage491pt_PT
degois.publication.lastPage498pt_PT
degois.publication.locationBragança: Instituto Politécnicopt_PT
degois.publication.title1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASupervisaoPedagogicaINCTE.pdf8.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.