Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2383
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dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorAlmeida, Bianca-
dc.date.accessioned2016-11-14T14:53:29Z-
dc.date.available2016-11-14T14:53:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Almeida, B. (2016). Perfil do supervisor do 1.º ciclo do ensino básico: um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016 (592-599). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-206-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2383-
dc.description.abstractHodiernamente, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem efetiva e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como para o aperfei- çoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tem vindo a exercer a docência, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo Institucional. Cabe, deste modo, à coordenação deste ciclo, liderança intermédia, supervisionar as práticas pedagógicas, orientando formativamente cada professor, de uma forma flexível, o que permite que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço de autonomia e autoria e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre supervisor e supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cená- rios formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem cooperativa, colaborativa, colegial e efetiva. É neste âmbito que a investigação que se apresenta significa uma reposta concreta à referida necessidade, tendo como pressupostos as seguintes inquietudes: qual o modelo de supervisão a seguir? Quais as funções do supervisor do 1.º CEB na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, apresentar-se-á os resultados de um estudo exploratório sobre o perfil de funções do supervisor do 1.º CEB, tendo em conta a perceção do grupo de docentes entrevistados, propondo dimensões supervisivas essenciais a e ser contempladas num ciclo de supervisão contextualizado/situado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectPerfil do supervisorpt_PT
dc.titlePerfil do supervisor do 1.º ciclo do ensino básico: um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particularpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage592pt_PT
degois.publication.lastPage599pt_PT
degois.publication.locationBragança: Instituto Politécnicopt_PT
degois.publication.title1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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