Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2413
Title: Escola reflexiva: Conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada
Authors: Martins, Paula Cristina dos Santos
Orientador: Gouveia, João
Keywords: Avaliação de desempenho docente
Organização da escola
Escola privada
Formação integral
Issue Date: 28-Oct-2016
Abstract: Este estudo relata o processo de criação de um dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente, no contexto específico da escola privada onde desempenhamos a função de docente há vinte anos. Nesta linha, o objetivo geral da nossa investigação é contribuir para a melhoria da oferta educativa na escola onde lecionamos, através da construção de um dispositivo de Avaliação de Desempenho congregador da reflexão, negociação e corresponsabilização de todos os docentes, assentando num diálogo auto e heterorreflexivo, tendo como horizonte a melhoria efetiva das práticas dos docentes, proporcionando a formação integral dos alunos e uma melhor gestão e organização da escola. Para o efeito, começámos por fazer o estudo de boas práticas de uma outra escola privada pertencente à mesma Entidade Titular, através da aplicação de um questionário por inquérito à Diretora Pedagógica. Os dados recolhidos possibilitaram concluir que o sistema de ADD instalado na referida escola privada contribuiu para melhorar o desempenho profissional dos docentes, através do recurso a práticas colaborativas, e a consequente melhoria quer das aprendizagens dos alunos quer do funcionamento da escola. Na continuidade do nosso estudo, mobilizámos o corpo docente da escola privada onde lecionamos, com a anuência e participação da Direção, a participar na construção do referido dispositivo, através da técnica do inquérito por entrevista e de Focus Group, análise de atas, não olvidando a análise dos documentos de referência da escola, Projeto Educativo e Regulamento Interno, uma vez que se pretende um sistema de ADD alinhado com os objetivos estratégicos da organização. Assim, os dados recolhidos permitiram concluir que todos conferem uma importância crucial à ADD, quer para o desenvolvimento profissional quer para a melhoria das aprendizagens dos alunos, sendo possível também construir um dispositivo de ADD congregador das reflexões e negociações, norteados por cinco blocos temáticos fundamentais: Para quê? O quê? Quem? Quando? Como?
This study describes the process of creating a Teacher Performance Evaluation device in the specific context of a private school where we have been teaching for the last twenty years. In this line of thought, the overall goal of our research is to contribute to the improvement of the educational process in our school of origin by building a Performance Evaluation Device which congregates reflection, negotiation and co-responsibility of all teachers, establishing a self and hetero reflective dialogue, promoting the effective improvement of the teaching practice, providing an integral education as well as better school management and organisation. We started by studying another private school, which belongs to the same Congregation as ours. We scanned its best practices by questioning the head teacher. The collected data allowed to conclude that the Performance Evaluation device running in that private school helped to improve teachers’ professional performance through the use of collaborative practices as well as students’ learning performance and both had impact on the school operational process. According to our project schedule, we then mobilized the school faculty where we teach, with the consent and participation of the head teacher, to participate in the construction of the device, through the following techniques: survey interview, Focus Group, and documental analysis, not forgetting the analysis of the school's reference documents - Educational Project; Internal Rules and Regulations, as long as the Performance Evaluation Device must reflect the strategic objectives of the organisation. Thus, we concluded that all intervenient are of crucial importance to Performance Evaluation Device, whether for professional development or for the improvement of student learning. It is also possible to build a reflection and discussion based device, guided by five key thematic blocks: What for? What? Who? When? How?
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2413
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Supervisão Pedagógica
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Investigação Mestrado - Paula Martins.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.