Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2414
Título: Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem
Autor: Azevedo, Cláudia Manuela Nogueira
Orientador: Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Ferramentas Web 2.0
Data: 23-Set-2016
Resumo: Assumindo a conceção do professor como um profissional inacabado, sujeito às mudanças do meio social que o rodeia, este projeto de investigação assume-se na perspetiva do professor que potencia o seu desempenho profissional através da reflexão, investigação e colaboração, explorando as potencialidades que as tecnologias podem beneficiar no processo de ensino aprendizagem. Este percurso investigativo pretende clarificar as vantagens das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino do ponto de vista do docente e como ferramenta de motivação e promoção das aprendizagens dos alunos. Para tal, desenvolveu-se uma formação em contexto em blended learning com um grupo de docentes do 1.º ciclo do ensino básico num estabelecimento de ensino particular e cooperativo. A metodologia adotada neste projeto de investigação foi de cariz qualitativo e interpretativo, à qual se combinou a utilização de duas técnicas de recolha de dados: o inquérito por questionário, aplicado antes e após a formação, e o grupo de discussão. Com os dados obtidos pretendeu-se dar resposta à questão orientadora desta investigação: “De que forma é que a integração das TIC, no 1.º ciclo do ensino básico, pode promover o processo de ensino-aprendizagem?” Ambiciona-se clarificar futuras necessidades formativas das docentes no domínio das TIC, delineando-se um plano formativo que colmate essas dificuldades, promova a reformulação de novas práticas pedagógicas e possibilite a colaboração entre as docentes, numa perspetiva supervisiva
Assuming the design of the teacher as an unfinished business, subject to changes in the social environment that surrounds it, this research project is assumed on the teacher's perspective that enhances their professional performance through reflection, research and collaboration, exploring the potential that technologies can benefit the teaching and learning process. This investigative journey intends to clarify the benefits of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching point of view of the teaching process and as a motivation tool and promotion of student learning. To this end, we developed a blended learning context in training with a group of teachers of the 1st cycle of basic education in private and cooperative educational establishment. The methodology adopted in this research project was qualitative and interpretative nature, which has combined the use of two data instruments techniques: the survey questionnaire administered before and after training, and a focus group. With the obtained data was intended to respond to the guiding question of this research: "How is the integration of ICT in the 1st cycle of basic education can promote the teaching-learning process?” It aims to clarify future training needs of teachers in ICT, outlining a training plan to bridge these difficulties, promote the reformulation of new pedagogical practices and enable collaboration among teachers, in a supervision perspective.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2414
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia_Azevedo.pdf2.78 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.