Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2426
Title: Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em sala de creche numa perspetiva de auto-supervisão
Authors: Fonseca, Sónia Branca Martins
Orientador: Craveiro, Clara
Keywords: Prática pedagógica - Creche
Supervisão pedagógica - Escala de observação - Avaliação
Programa ITERS-R
Issue Date: 1-Feb-2017
Abstract: Este trabalho de projeto constitui um estudo da qualidade da prática pedagógica de uma sala de creche numa perspetiva de auto-supervisão. O objeto de estudo é a prática pedagógica da educadora da sala de 1 ano de uma instituição particular com valência de creche e jardim de infância, sendo a investigadora simultaneamente a educadora responsável por esse grupo. Numa primeira fase é apresentado o tema do trabalho de projeto que aqui se desenvolve, contextualizando a investigação. Segue-se o enquadramento teórico sobre a problemática, que abrange os temas da qualidade, da avaliação, abordando a escala de observação e avaliação utilizada e também a temática da supervisão pedagógica. Ao enquadramento teórico segue-se a metodologia de investigação que aborda os métodos de recolha de dados e os procedimentos levados a cabo na investigação. De seguida é apresentada a análise dos dados da 1ª observação, conduzida com recurso à ITERS-R, “Infant Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition”. Esta análise permitiu identificar pontos fortes, mas sobretudo áreas de melhoria, levando o observador a adotar uma perspetiva nova e diferenciada sobre a qualidade do programa. Seguiu-se a elaboração de um plano de melhoria dirigido à área intervenção, aquela que obteve pontuação mais baixa, a sub-escala “Atividades”. À implementação das melhorias, seguiu-se o registo das mesmas, através do método narrativo de diários de aula, instrumentos de descrição da realidade e ainda uma importante estratégia de reflexão sobre a prática e de consequente melhoria da mesma. Registadas as melhorias implementadas, foi realizada uma segunda observação com recurso à ITERS-R, desta vez somente em relação à área de intervenção, ou seja, “Atividades”. Sucedeu-se a segunda análise, que permitiu aferir a concretização das melhorias e verificar um aumento na pontuação dessa área. Todo este trabalho contribuiu para a conscientização da capacidade dos educadores de infância em melhorar a sua prática quando se posicionam em diferentes perspetivas e adotam uma postura de questionamento, reflexão e intervenção.
This project is a study about the quality of the pedagogical practice in a crèche room from a self-supervision perspective. The object of study is the pedagogical practice of the early childhood teacher in a 1 year old room of a private institution with crèche and kindergarten, being the researcher simultaneously the early childhood teacher responsible for the group. Initially it is presented the subject which is developed in this project, contextualizing the research. It follows the theoretical development on the issue, addressing the topics of quality, evaluation, which includes the observation and evaluation rating scale used and also the theme of pedagogical supervision. The theoretical approach is followed by the research methodology which addresses the data gathering methods and the procedures carried out in the investigation. Afterwards is presented the analysis of the 1st observation data, conducted by the use of ITERS-R, "Infant Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition". This analysis identified strengths, but above all improvement areas, leading the observer to take a new and different perspective about the program quality. This was followed by the drawing of an improvement plan aimed to the intervention area, the one that got the lowest score, the subscale "Activities". After the achievement of improvements, it was followed by its registration through class diaries, a narrative method, which is an instrument of reality description but also an important reflection strategy about practice, resulting in its improvement. After the registation of the improvements which were carried out, it was accomplished a second observation using ITERS-R, but this time only regarding the intervention area, that is, "Activities". This observation was followed by a second analysis, which allowed to verify the achievement of carried out improvements and see an increase in the score of that area. All this work has contributed to the awareness of the ability of early childhood teachers to improve their practice when they position themselves in different perspectives and adopt a questioning attitude, as well as a reflection and intervention one.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2426
metadata.thesis.degree.name: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Appears in Collections:Supervisão Pedagógica

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