Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2434
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
dc.contributor.author | Fernández Blanco, Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-10T09:50:13Z | - |
dc.date.available | 2017-04-10T09:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Nogueira, I. C. & Blanco, T. F. (2017). Componentes e indicadores de idoneidade didática para processos de estudo sobre grandezas e sua medida e sua aplicação no Ensino Básico. En J. M. Contreras, P. Arteaga, G. R. Cañadas, M. M. Gea, B. Giacomone y M. M. López-Martín (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos. ISBN: 978-84-617-9047-0. Disponível em http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.html | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/nogueira.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2434 | - |
dc.description.abstract | Estabelecemos como objetivo principal para este trabalho a identificação de componentes e indicadores de idoneidade didática de processos de instrução sobre a exploração das grandezas e sua medida, em sintonia com o enfoque Ontossemiótico da Didática da Matemática. A partir da sistematização do conhecimento matemático e didático relativo a cada uma das facetas associada a qualquer processo de ensino/aprendizagem, apresenta-se um guia geral de indicadores que permitem valorar a idoneidade didática de processos instrucionais sobre este tema curricular assim como uma exemplificação da sua utilização, visível na aplicação a um episódio de aula implementado numa instituição de ensino portuguesa sobre a exploração da massa no 1º Ciclo do Ensino Básico. Palavras-chave: Enfoque Ontossemiótico, idoneidade didática grandezas e medida, ensino básico. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract The main objective for this work was to identify components and indicators for the didactic suitability of the exploitation of magnitudes and measurement educational processes, following the Onto-semiotic approach of Mathematics Education. From the systematization of mathematical and didactical knowledge related to each of the facets associated to teaching/learning process on Magnitudes and its Measurement, we present a general guide of indicators that allows to assess the didactic suitability of instructional processes on this curricular theme- We also exemplify its use, visible in the application to a class episode implemented in a Portuguese institution about the exploitation of mass in the 1st Cycle of Primary Education. Keywords: Onto-semiotic approach, didactical suitability, magnitudes and measurement, primary education. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Didática da Matemática - grandezas e medida | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.title | Componentes e indicadores de idoneidade didática para processos de estudo sobre grandezas e sua medida e sua aplicação no Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.title | Actas del 2º Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/nogueira.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nogueira.pdf | 361.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.