Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorFernández Blanco, Teresa-
dc.date.accessioned2017-04-10T09:50:13Z-
dc.date.available2017-04-10T09:50:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNogueira, I. C. & Blanco, T. F. (2017). Componentes e indicadores de idoneidade didática para processos de estudo sobre grandezas e sua medida e sua aplicação no Ensino Básico. En J. M. Contreras, P. Arteaga, G. R. Cañadas, M. M. Gea, B. Giacomone y M. M. López-Martín (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos. ISBN: 978-84-617-9047-0. Disponível em http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.htmlpt_PT
dc.identifier.urihttp://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/nogueira.pdf-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2434-
dc.description.abstractEstabelecemos como objetivo principal para este trabalho a identificação de componentes e indicadores de idoneidade didática de processos de instrução sobre a exploração das grandezas e sua medida, em sintonia com o enfoque Ontossemiótico da Didática da Matemática. A partir da sistematização do conhecimento matemático e didático relativo a cada uma das facetas associada a qualquer processo de ensino/aprendizagem, apresenta-se um guia geral de indicadores que permitem valorar a idoneidade didática de processos instrucionais sobre este tema curricular assim como uma exemplificação da sua utilização, visível na aplicação a um episódio de aula implementado numa instituição de ensino portuguesa sobre a exploração da massa no 1º Ciclo do Ensino Básico. Palavras-chave: Enfoque Ontossemiótico, idoneidade didática grandezas e medida, ensino básico.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The main objective for this work was to identify components and indicators for the didactic suitability of the exploitation of magnitudes and measurement educational processes, following the Onto-semiotic approach of Mathematics Education. From the systematization of mathematical and didactical knowledge related to each of the facets associated to teaching/learning process on Magnitudes and its Measurement, we present a general guide of indicators that allows to assess the didactic suitability of instructional processes on this curricular theme- We also exemplify its use, visible in the application to a class episode implemented in a Portuguese institution about the exploitation of mass in the 1st Cycle of Primary Education. Keywords: Onto-semiotic approach, didactical suitability, magnitudes and measurement, primary education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDidática da Matemática - grandezas e medidapt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.titleComponentes e indicadores de idoneidade didática para processos de estudo sobre grandezas e sua medida e sua aplicação no Ensino Básicopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.titleActas del 2º Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticospt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/nogueira.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nogueira.pdf361.09 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.